Inverno atípico deve impactar agricultura em SC

O período deverá ser mais chuvoso e com menos frio em Santa Catarina, causando impactos na produção agrícola

O ano de 2023 deverá ser marcado por um inverno atípico em Santa Catarina. Conforme a Epagri/Ciram, entre julho e setembro, a previsão aponta para chuva volumosa e pouco frio. O clima pode afetar a produção agrícola no Estado.

O trimestre terá chuva frequente, em especial nas áreas do Estado mais próximas ao Rio Grande do Sul.

“A previsão é de um inverno de pouco frio, intercalado com períodos mais aquecidos, como ocorreu neste último mês de junho”, ressalta a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram.

Publicidade

A chuva acima média está associada ao El Niño, com intensidade moderada a forte. O fenômeno também favorece temperaturas entre a média e acima da média. Já as massas de ar frio, serão de curta duração, com maiores chances de veranicos durante o inverno.

O ano de 2023 já se diferencia dos anos anteriores. Entre 2020 e 2022, a La Niña esteve presente e favoreceu dias de frio prolongado, com longos períodos de estiagem no Sul do Brasil.

“O último evento El Niño de intensidade moderada a forte ocorreu em 2015-2016, quando as chuvas foram frequentes e volumosas no Estado, durante o inverno e primavera de 2015”, explica a meteorologista Laura Rodrigues.

Inverno atípico afetará plantações

Para as culturas de inverno, como alho e cebola, o excesso de chuvas pode causar problemas fitossanitários, resultando em aumento nos custos de produção. Além disso, com dias chuvosos é maior o risco de erosão do solo, o que pode gerar prejuízos econômicos significativos aos produtores.

Quanto aos cereais de inverno, com destaque para a cultura do trigo, a preocupação é com a previsão de excesso de chuvas para os meses de outubro/novembro, período que coincide com as fases de maturação e colheita.

Caso as previsões se confirmem, segundo a Epagri, Santa Catarina terá perdas na produtividade pelo aumento da ocorrência de doenças, que prejudicam diretamente a qualidade do grão de trigo, o que reduz o valor comercial do produto.

Plantios de verão também podem sofrer

Segundo a Epagri, as culturas de verão, como milho e soja, podem se beneficiar do aumento das chuvas, desde que bem distribuídas ao longo da primavera.

O cultivo de milho para fins de silagem é favorecido em regiões como Chapecó e São Miguel do Oeste, importantes áreas de produção leiteira. A região concentra cerca de 50% da área cultivada de milho para silagem.

“Nos últimos três anos tivemos períodos de estiagem prolongada, em especial no Extremo Oeste de Santa Catarina e na região do Vale do Rio Uruguai”, relembrou o analista de socioeconomia e planejamento agrícola da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias.

Fonte:
ND+

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Câmara reconhece trajetória dos Destaque Caçadorenses

Caçador viveu uma noite marcada pela emoção, reconhecimento e...

Essência na Cozinha celebra dois anos com receita cheia de sabor

Desde 2024, o programa Essência na Cozinha vem conquistando...

Videira presta contas do 1º quadrimestre, em reunião na quarta-feira, 28

A Prefeitura de Videira, por meio da Secretaria da...

Polícia Militar prende em flagrante assaltante em Caçador

A Polícia Militar de Caçador prendeu na tarde desta...

Estudantes atípicos de Caçador recebem abafadores

A partir de agora, as escolas da rede municipal...

Fim de semana será de chuva e frio em Santa Catarina

O fim de semana será marcado por tempo instável,...

Operação em Timbó Grande investiga crime de apologia ao racismo

Na manhã desta sexta-feira (22), uma operação integrada entre...