O município de Iomerê, no Meio-Oeste catarinense, acaba de conquistar oficialmente o título de Capital Catarinense do Cordeiro, consolidando sua liderança estadual na cadeia da ovinocultura. A nova conquista soma-se ao já reconhecido título de Capital Catarinense da Suinocultura.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O reconhecimento foi destacado durante a última sessão da Câmara de Vereadores, com a participação de Douglas Francisco Zardo, secretário da Cooperativa de Criadores de Ovinos e Caprinos do Meio Oeste Catarinense (Coovicap). Zardo agradeceu o apoio da prefeita municipal, do presidente da Casa Legislativa e da comunidade local.
Em 2024, Santa Catarina registrou um crescimento expressivo de 35,7% na ovinocultura, com Iomerê liderando o ranking estadual, tendo enviado 6.210 cordeiros para abate, o maior número entre todas as cidades catarinenses. Além disso, o município também se destaca como centro de engorda de animais, fortalecendo ainda mais sua posição na cadeia produtiva.
Veja também
Iomerê realiza XV Seminário do leite com palestras e dia de campo
Geada, vento e até neve: saiba o que esperar do inverno 2025 em SC
A atividade de criação de ovinos, embora antiga, ganhou força nos últimos 10 anos graças ao trabalho conjunto dos produtores, às ações promovidas pela Expo Iomerê e aos avanços genéticos conquistados na região. Atualmente, o município conta com 10 sócios locais na Coovicap, que já soma mais de 130 associados em todo o Estado, além de sócios no Paraná. O plantel da cooperativa conta com mais de 9.500 matrizes em produção.
Apesar do sucesso, ainda há espaço para crescimento. Zardo destacou que a demanda atual é de cerca de 1.000 cordeiros por mês, mas a produção mensal está entre 800 e 850 animais.
“Esse título vem para engrandecer o esforço dos produtores e fortalecer toda a região”, disse Zardo, que estendeu os cumprimentos a todos os envolvidos na conquista.
Nossas Redes Sociais