A cultura do alho movimentou o município de Fraiburgo na sexta-feira, 18 de outubro. O 36° Encontro Nacional dos Produtores de Alho reuniu mais de 200 pessoas, entre produtores, autoridades, pesquisadores e expositores. A inovação, a sustentabilidade, as perspectivas futuras, a automatização do cultivo e o desenvolvimento de novas variedades foram alguns dos temas debatidos durante a tarde. Autoridades municipais estaduais e lideranças do setor marcaram presença no evento. “Temos que trabalhar intensamente para que o produtor continue produzindo, melhorando a infraestrutura e incentivando os jovens a permanecerem no campo”, frisou o secretário da Agricultura e da Pecuária de Santa Catarina, Valdir Colatto. Nos próximos dias a região Sul inicia a colheita deste ano.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante o evento, os participantes conheceram mais sobre a nova legislação de bioinsumos no Brasil, bem como a automatização no cultivo do alho, que facilita muitos processos. Além desses temas, os desafios e as oportunidades do mercado do alho com informações relevantes sobre a produção foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo Marco Antônio Lucini.
O desenvolvimento de novas variedades de alho utilizando mutagênese, os desafios do super brotamento no alho e as ações realizadas pela Anapa também foram expostas. “Vamos seguir unidos em prol da cultura do alho, conseguimos muito até aqui. Hoje abastecemos mais de 60% do mercado brasileiro e só conseguimos isso com apoio e esforço de todos”, destacou o presidente da Anapa, Rafael Corsino.
Veja também
Regras do Pix mudam a partir de novembro
APAE Videira realiza coleta de eletroeletrônicos inservíveis
União Caçadorense de Ciclismo promove o evento “Pró Saúde”
O objetivo do Encontro Nacional do Alho é conscientizar a todos sobre a importância do setor e apresentar análises da produção e do mercado, além de debater temas relevantes da cultura. Ao final do evento, foi servido um jantar.
O evento foi realizado pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e pela Associação Catarinense dos Produtores de Alho (Acapa) com patrocínio ouro da Syngenta, Corteva e Terra Fértil e patrocínio bronze da Eastman, AgroTerra, Termoprol, Agro NZ, AgroSul e MF Máquinas. O apoio é da Prefeitura Municipal de Fraiburgo, Epagri, Universidade Federal de Santa Catarina e Copercampos.
Portal RBV nas redes sociais