Mapa encerra emergência zoossanitária por doença de Newcastle

A ausência de novos casos levou à declaração de normalidade sanitária no estado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerrou, nesta terça-feira (6), a emergência zoossanitária por doença de Newcastle no Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada por meio da Portaria nº 706.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A emergência foi declarada após a detecção do vírus da doença de Newcastle em aves comerciais. A enfermidade viral afeta aves domésticas e silvestres, provocando sinais respiratórios e, muitas vezes, manifestações nervosas.

Publicidade

A doença é causada pelo vírus paramixovírus aviário sorotipo 1 (APMV-1) e é de notificação obrigatória pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A infecção pode ser altamente virulenta em aves de produção comercial.

Com a declaração do fim da emergência, o Mapa restringe a exportação de produtos avícolas e material genético apenas à região ao redor de 10 quilômetros do foco.

Veja também

Dois novos casos da doença de Newcastle são descartadas no RS

Após doença em granjas no RS, SAR alerta sobre biosseguridade

A fiscalização continua para garantir a segurança dos produtos destinados ao mercado doméstico.

Procedimentos especiais de fiscalização, como o termoprocessamento, permanecem para os produtos avícolas que entram no mercado interno. Essas medidas visam garantir a segurança e a saúde pública.

O diretor do Departamento de Saúde Animal, Marcelo Mota, destacou que a ausência de novos casos permitiu a declaração de normalidade sanitária no estado. A avaliação epidemiológica foi crucial para a decisão.

Em 26 de julho, o Mapa notificou a OMSA sobre a conclusão dos trabalhos de limpeza e desinfecção. Na semana seguinte, os resultados indicaram a ausência de novos casos suspeitos.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, elogiou a transparência e a eficiência das equipes de defesa agropecuária. A prontidão das equipes foi fundamental para a rápida resolução do caso.

Fonte:
Portal RBV/ Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre Wanderlei Berlanda, fundador das lojas Berlanda, aos 61 anos

Faleceu neste domingo (5), em Florianópolis, o empresário catarinense...

Tempo instável e risco de temporais marcam a semana em Santa Catarina

A previsão para os próximos dias em Santa Catarina...

10 governadores e 10 prefeitos de capitais renunciam para disputar eleições

Em um movimento esperado, governadores e prefeitos de várias...

Dupla Sena de Páscoa: 5 apostas dividem prêmio de R$ 46 milhões

Na noite deste sábado (4), a Caixa Econômica Federal...

Jetta sai da pista e colide contra árvores em Salto Veloso

Na noite de sábado, 4 de abril de 2026,...

Jovem de 17 anos é morto a tiros em Videira

Na madrugada deste domingo de Páscoa, por volta de...

Motociclista sofre queda na SC-135 em Ibiam e é levado ao hospital

Na tarde de sábado, por volta das 15h11, o...

Clima em abril terá calor intenso e chuvas irregulares pelo Brasil

O mês de abril começa com temperaturas acima da...