Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Ministério da Agricultura orienta estados a declararem estado de emergência zoossanitária para conter gripe aviária

Santa Catarina já publicou seu decreto

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal, orientando-os a declarar estado de emergência zoossanitária e intensificar as ações de contenção para evitar a propagação da doença gripe aviária.  

A declaração do estado de emergência permite a mobilização de recursos financeiros da União e a cooperação com outros ministérios, organizações governamentais e não governamentais, em todas as esferas. No entanto, os estados e municípios também precisam adotar medidas similares para acessar e alocar os recursos necessários às ações de contenção da gripe aviária. Isso envolve garantir força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos adequados para lidar com a situação.  

Mesmo que não tenham sido registrados casos da doença em aves destinadas ao consumo, o Brasil já sente os primeiros impactos comerciais. O Japão, como o segundo maior destino das exportações de carne de frango brasileira, suspendeu temporariamente as compras de produtos provenientes do Espírito Santo e de Santa Catarina.  

Publicidade

Para que as medidas de contenção da gripe aviária sejam efetivas, é fundamental que todos os estados adotem a mesma abordagem, mesmo nas regiões onde ainda não foram registrados casos da doença. Isso ocorre porque, caso a Influenza Aviária seja detectada em aves comerciais em qualquer localidade do país, isso afetaria todo o setor avícola nacional. Em SC, o Governador Jorginho Mello, através do Decreto nº 211 publicado na última quinta-feira, dia 20, decretou Estado de emergência zoossanitária. 

Fonte:
MAPA

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vereadores mirins realizam a última sessão do ano

Os vereadores mirins de Caçador realizaram, nesta sexta-feira (28),...

Câmara de Caçador lamenta a morte de Lourenço Floriano Cordeiro

A Câmara Municipal de Caçador manifesta profundo pesar pelo...

Homem é preso após esfaquear proprietário de comércio

Um homem foi preso, acusado de tentativa de homicídio,...

Previsão do Tempo: terça-feira terá instabilidade e risco de temporais em SC

A terça-feira (02) será marcada por instabilidade em Santa...

Condutora fica ferida após carro bater em muro no Rancho Fundo em Caçador

Na manhã desta segunda-feira (01), por volta das 6h30,...

Mais Lidas da semana

Jovem ferida na SC-135 é identificada e segue em estado grave

A jovem que ficou gravemente ferida após uma colisão...

Afogamento em Videira: saiba como foi o resgate e quem era a vítima

Em entrevista à equipe da RBV Rádios, o sargento...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Saída de pista deixa três homens feridos em Arroio Trinta

Na noite de 26 de novembro de 2025, por...

Briga termina com adolescente baleado em Videira

Um adolescente de 17 anos foi baleado durante uma...

Outros Tópicos Interessantes