Rádios RBV

Menu

Novo composto mantém até 35% do fósforo no solo

Composto foi desenvolvido por pesquisadores de São Paulo e Santa Catarina a partir de nanotecnologia

Um novo composto que mantém até 35% do fósforo no solo, um dos macronutrientes imprescindíveis para adubação, foi desenvolvido por pesquisadores de São Paulo e Santa Catarina a partir de nanotecnologia. 

A fórmula é composta de 50% de ureia, que disponibiliza nitrogênio, e 50% de hidroxiapatita em pó, um mineral que é fonte natural de fósforo.

De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que é uma das financiadoras do projeto, o nanomaterial chamado de UHap foi transformado em grãos minúsculos por meio de uma extrusora, máquina usada na indústria de fertilizantes, o que pode ajudar a escalar a iniciativa ao mercado brasileiro.

Para comparar a eficiência do material com outras fontes de fósforo, os pesquisadores verificaram a disponibilidade do nutriente em áreas com plantio de milho que receberam cada um de três tratamentos: o novo composto, apenas o pó de hidroxiapatita e um fertilizante fosfatado comercial, o MAP do pacote NPK.

“Quando aplicado no solo, o fósforo reage com os minerais presentes naquele ambiente e forma fases pouco solúveis, que não permitem que as raízes das plantas absorvam o nutriente. Alteramos a estrutura do fertilizante para que ele protegesse o fósforo contido e fosse mais bem aproveitado”, explicou, em nota, Amanda Giroto, doutoranda na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), que participa do estudo.

Tanto o fertilizante comercial quanto a hidroxiapatita apresentavam 89% de fósforo no primeiro dia do experimento. Após 21 dias, a disponibilidade do nutriente no solo baixou para 28%, até chegar a 18% depois de 42 dias.

O nanomaterial, por sua vez, começou o experimento com 53% de fósforo, tendo o teor reduzido para 42% e permanecendo em 35% ao fim dos 42 dias de testes.

Veja também

Senado aprova projeto para impulsionar indústria de fertilizantes

Brucelose e tuberculose bovina: sintomas e prevenção

O próximo passo dos pesquisadores é buscar parcerias com empresas para fazer testes em larga escala em diferentes culturas para acompanhar o potencial de absorção do fósforo.

Hoje, cerca de 80% do que é aplicado desse nutriente na forma de produto acabado pode ser perdido em processos químicos de interação com o solo.

“Era preciso ter o fertilizante numa apresentação que o produtor rural e o agrônomo já conhecessem e soubessem como aplicar, além de poder mostrar as vantagens diante do produto normalmente utilizado, um dos mais vendidos no país”, observou Cauê Ribeiro, pesquisador da Embrapa Instrumentação, que coordenou o estudo.

Outra vantagem do novo composto é a absorção de nitrogênio, diminuindo o número de aplicações desse tipo fertilizante no campo.

Por enquanto, os resultados da pesquisa foram publicados em uma revista internacional e envolvem outros profissionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Fonte:
Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videira recebe fórum sobre violência doméstica nesta terça (20)

Na noite desta terça-feira (20), Videira recebe um importante...

Alesc votará proposta de unificação das eleições e mandatos de cinco anos

Está pronto para ser votado no Plenário da Assembleia...

Câmara de Tangará homenageia CTG Tropeiro da Esperança

A Câmara de Vereadores de Tangará prestou uma homenagem...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes