Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Novo composto mantém até 35% do fósforo no solo

Composto foi desenvolvido por pesquisadores de São Paulo e Santa Catarina a partir de nanotecnologia

Um novo composto que mantém até 35% do fósforo no solo, um dos macronutrientes imprescindíveis para adubação, foi desenvolvido por pesquisadores de São Paulo e Santa Catarina a partir de nanotecnologia. 

A fórmula é composta de 50% de ureia, que disponibiliza nitrogênio, e 50% de hidroxiapatita em pó, um mineral que é fonte natural de fósforo.

De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que é uma das financiadoras do projeto, o nanomaterial chamado de UHap foi transformado em grãos minúsculos por meio de uma extrusora, máquina usada na indústria de fertilizantes, o que pode ajudar a escalar a iniciativa ao mercado brasileiro.

Publicidade

Para comparar a eficiência do material com outras fontes de fósforo, os pesquisadores verificaram a disponibilidade do nutriente em áreas com plantio de milho que receberam cada um de três tratamentos: o novo composto, apenas o pó de hidroxiapatita e um fertilizante fosfatado comercial, o MAP do pacote NPK.

“Quando aplicado no solo, o fósforo reage com os minerais presentes naquele ambiente e forma fases pouco solúveis, que não permitem que as raízes das plantas absorvam o nutriente. Alteramos a estrutura do fertilizante para que ele protegesse o fósforo contido e fosse mais bem aproveitado”, explicou, em nota, Amanda Giroto, doutoranda na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP), que participa do estudo.

Tanto o fertilizante comercial quanto a hidroxiapatita apresentavam 89% de fósforo no primeiro dia do experimento. Após 21 dias, a disponibilidade do nutriente no solo baixou para 28%, até chegar a 18% depois de 42 dias.

O nanomaterial, por sua vez, começou o experimento com 53% de fósforo, tendo o teor reduzido para 42% e permanecendo em 35% ao fim dos 42 dias de testes.

Veja também

Senado aprova projeto para impulsionar indústria de fertilizantes

Brucelose e tuberculose bovina: sintomas e prevenção

O próximo passo dos pesquisadores é buscar parcerias com empresas para fazer testes em larga escala em diferentes culturas para acompanhar o potencial de absorção do fósforo.

Hoje, cerca de 80% do que é aplicado desse nutriente na forma de produto acabado pode ser perdido em processos químicos de interação com o solo.

“Era preciso ter o fertilizante numa apresentação que o produtor rural e o agrônomo já conhecessem e soubessem como aplicar, além de poder mostrar as vantagens diante do produto normalmente utilizado, um dos mais vendidos no país”, observou Cauê Ribeiro, pesquisador da Embrapa Instrumentação, que coordenou o estudo.

Outra vantagem do novo composto é a absorção de nitrogênio, diminuindo o número de aplicações desse tipo fertilizante no campo.

Por enquanto, os resultados da pesquisa foram publicados em uma revista internacional e envolvem outros profissionais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Fonte:
Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Corpo de Bombeiros Militar abre processo seletivo para o Meio Oeste

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Prefeitura passa a utilizar sistema nacional para emissão da Nota Fiscal Eletrônica

A Prefeitura de Caçador informa que foi assinado e...

Queda de Maduro redesenha a geopolítica da América Latina

A primeira semana de janeiro de 2026 já entrou...

PM prende homem por estupro de vulnerável em Lebon Régis

A Polícia Militar cumpriu na manhã desta sexta-feira (9)...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Bíblia permanece intacta após incêndio em Caçador

Um detalhe comovente e que chamou a atenção da...

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio de R$ 181 milhões

Ganhador da Mega da Virada pode perder prêmio de...

Outros Tópicos Interessantes