Foto: Divulgação
O que plantar em setembro? Independentemente da região em que você viva no país, esse período no é propício para diversas culturas pelo equilíbrio climático da estação.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O tempo é favorável tanto para frutas e hortaliças de temperaturas mais frias, mas também começa a abrir espaço para culturas mais apropriadas para o calor.
Veja também
Senar/SC oferece cursos gratuitos online para produtores rurais
Mel da região Meio-Oeste de SC é finalista de prêmio nacional
A hortaliça é favorecida por temperaturas elevadas e tolera temperaturas amenas (entre 15° e 25°C), mas não resiste a geadas, a abóbora prefere dias curtos, com menor exposição do sol. Por possuir poucas calorias, é recomendada por nutricionistas e ajuda na digestão. Se o plantio for neste mês, a colheita acontece em até 120 dias. Onde plantar: Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
As abobrinhas são produzidas de forma semelhante à abóbora, mas são colhidas ainda imaturas (verdes). Podem ser semeadas diretamente no local de plantio ou em bandejas para transplante. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperam depois de danificadas. A cultura é sensível ao excesso de água no solo. O início da colheita dependerá da cultivar escolhida e do ponto de maturação exigido pelo consumidor.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Com poucas calorias e muita crocância, as folhas da alface da variedade de inverno podem ser consumidas dois meses depois do plantio. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperar depois de danificadas e a cultura é sensível ao excesso de água no solo. Além da cor verde, é encontrada na versão roxa.
Onde plantar: todas as regiões.
É uma planta de hábito trepador e seus frutos são ricos em fibras, vitaminas A, B1 e C e sais minerais como o potássio. Encontram-se nela flores femininas (que originam os frutos) e masculinas (que fornecem o pólen). O solo deve ser bem drenado, e o plantio é feito colocando na cova o fruto brotado, maduro e sem doenças. Não se deve enterrar ou cobrir de terra inteiramente o chuchu e a cultura é muito exigente em água.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
É uma hortaliça condimentar da mesma família da cenoura, da salsa e da mandioquinha-salsa. Normalmente é plantado em local definitivo, via semente. É pouco exigente em relação ao solo e muito tolerante à acidez, mas não resiste a temperaturas frias.
Onde plantar: todas as regiões
A variedade mais comum no Brasil é o espinafre da Nova Zelândia, que produz grandes folhas carnosas de cor verde-escuro. Recomenda-se sua semeadura em bandejas para posterior transplante, também é possível enraizar os seus ramos cortados pela base. Suas folhas devem ser colhidas antes que a planta emita o pendão e forme flores. Podem ser feitos cortes sucessivos, os quais estimulam a produção de novas folhas.
Onde plantar: Sul e Sudeste.
O gengibre é uma planta que pode chegar a 1,20 metro de altura, então separe um bom espaço para seu plantio. Os rizomas, que são caules localizados embaixo da terra, são utilizados tanto para o consumo humano quanto para o plantio. Prefere solos arenosos, bem drenados e ricos em matéria orgânica. Deve-se fazer a amontoa, ou seja, cobrir com terra a área onde estão desenvolvendo os rizomas, para que eles não fiquem expostos ao sol.
Onde plantar: todas as regiões
Suas folhas têm formato de ponta de lança e são estreitas, é um alimento rico em carboidratos e também se destaca como fonte de vitaminas do complexo B. Os tubérculos sementes são plantados sobre leiras e a colheita é feita quando as folhas ficam amareladas e os ramos secos. É ainda conhecido como cará em algumas regiões do Brasil.
Onde plantar: Sul, Sudeste e Norte.
Da mesma família da abóbora e do chuchu, em geral, necessita de abelhas para polinizar e formar os frutos. Há cultivares, entretanto, que produzem frutos sem a necessidade de polinização. Adapta-se melhor em solos arenosos e ricos de adubação orgânica. Pode ser plantado via semente em local definitivo ou por mudas, semeadas em bandejas.
Onde plantar: todas as regiões.
As pimenteiras são arbustos, que produzem frutos, em sua maioria, de sabor ardido ou picante. Há pimentas de vários formatos e cores, mas geralmente preferem solos bem drenados. O plantio é feito por mudas, semeadas em bandejas, deixando 1,3 a 1,5 metro de distância entre elas e baixas temperaturas podem provocar queda de frutos.
Onde plantar: todas as regiões.
Há cultivares da salsa que variam entre folhas lisas, crespas e muito crespas, há ainda variedades para consumo das raízes. A germinação de suas sementes é muito lenta, principalmente se a temperatura for baixa. Para acelerar a germinação, recomenda-se deixar as sementes de molho em água durante uma noite. Prefere solos bem drenados, ricos em matéria orgânica, que devem ser mantidos sempre úmidos.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Tanto as folhas quanto os tubérculos são comestíveis, suas folhagens (parte mais consumida) são ricas em vitamina A, cálcio e fósforo. Não é muito exigente em adubação, sendo uma planta rústica, em que os brotos produzidos ao redor da planta-mãe.
Onde plantar: todas as regiões.
Nossas Redes Sociais
Na madrugada deste sábado (18), uma operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina resultou…
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
This website uses cookies.