Pé de abacate bate recorde de produtividade em Caçador. Este fruto tropical é costumeiramente encontrado em regiões de calor, portanto, na região Sul do Brasil e mais especificamente no Meio Oeste catarinense, não é comum observar um abacateiro. Mas contrariando a lógica, em Caçador o produtor rural Vilmar Xavier conseguiu esta proeza, e possui em sua propriedade o xodó da família, um pé de abacates repleto de histórias e superprodutivo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A árvore especial fica no KM-15, entre Caçador e o distrito de Taquara Verde. Xavier está com 70 anos, e conta que o abacateiro foi plantado pela esposa. Ela trouxe uma muda quando foi visitar a mãe, no município de Porto União. Em seguida, plantou perto da casa do casal, e na época seu Xavier duvidou que a planta fosse se desenvolver. Atualmente, é uma árvore de porte médio, mas a produtividade surpreendeu o agricultor desde o início.
Todo ano, a partir de fevereiro os frutos começam a amadurecer. A alegria de ter uma árvore tão especial na propriedade, também representa um outro sentimento para Xavier: a saudade. A esposa dele, Irene Rocha Xavier, que plantou o abacateiro, faleceu no ano passado.
Veja também
Epagri disponibiliza capacitação on-line sobre hortaliças orgânicas
Conab diz que Brasil tem arroz suficiente para o mercado interno
A lacuna deixada pela companheira será sempre uma marca, que o pé de abacate de uma forma ou outra ajuda a lembrar. Mas seu Xavier combate a solidão com a visita dos filhos e dos amigos.
Seu Xavier já tem outros 15 abacateiros menores plantados pelo sítio, e também distribui mudas para quem quiser. O abacateiro principal ao que tudo indica bateu seu recorde de produtividade este ano, com cerca de 500 frutos. O agricultor desconhece alguém que conseguiu uma produção parecida em Caçador, até mesmo pela raridade desta árvore na região.
O agricultor não comercializa os frutos, a pedido de sua esposa, mas sempre que recebe visitas distribui o fruto, para que todos que por ali passam, saboreiem como quiser.A receita principal é claro, sempre foi o tradicional abacate com açúcar para comer direto na casca.
Da mesma forma, como bom anfitrião e orgulhoso da produção, seu Xavier fez questão que a equipe do Portal RBV experimentasse.
Portal RBV nas redes sociais
Na madrugada deste sábado (18), uma operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina resultou…
Na manhã deste sábado (17), o Observatório Social do Brasil realizou uma blitz educativa no…
Em um prazo de duas horas, entre as 19h e às 21h deste sábado (17),…
Um acidente fatal na noite deste sábado (18) envolveu um veículo Gol, vermelho, com placas…
Você já ficou minutos esfregando uma panela engordurada, desejando um milagre que fizesse todo aquele…
As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…
This website uses cookies.