Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Período é de observação do clima para os fruticultores

Fruticultores precisam ter cuidados em todos os momentos do cultivo

O período é de observação do clima para os fruticultores, é o que afirma o pesquisador Everlan Fagundes, em entrevista concedida ao Videira Notícias da Rádio Videira. “Ele ainda tem bastante trabalho”, afirma Fagundes, sobre o atual momento para os fruticultores. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Muitas vezes se acaba um clico e já se inicia outro. Então, se deixa o pomar de lado nessa época, normalmente ele não resulta em uma boa safra no próximo ano”

Ele afirma ser necessário entender que a atual safra tem que ser iniciada no ano anterior. “A medida que a gente cuida, mantém o pomar bonito e poda bem, com certeza a gente vai ter um pomar melhor no próximo ano”, afirma. 

Publicidade

O pesquisador lembrou que, em 2023, os fruticultores já enfrentaram situações complexas envolvendo as mudanças climáticas. Porém, mesmo com efeitos ainda sendo sentidos, existe atualmente a expectativa de que a próxima safra seja melhor do que a de 2023.

Veja mais

Plano Safra 2024/25 deve ficar próximo do pedido pela CNA

Prazo para produtor emitir nota fiscal eletrônica é adiado

Período é de observação do clima para os fruticultores, principalmente pela possibilidade de geada tardia

Em 2023, os catarinenses observaram uma pequena presença das temperaturas mais baixas durante o inverno, inclusive a falta de geadas. Fagundes afirma que algumas amostras já apresentam dados de que em 2024 o frio acumulado seja mais intenso do que o registrado no ano passado.

“A tendência é de que a gente tenha muito frio quando estiver frio e muito quente, quando estiver quente”

A presença do frio mais intenso, já esperado para 2024, é benéfica para a fruticultura, como afirma Fagundes. O pesquisador lembra que é com essa presença do frio que as frutas vão apresentar uma colheita melhor no período de safra.

“Outra questão é de que a gente pode ter geadas tardias”, confirma Fagundes. Ele destaca que o pensamento de muitos fruticultores seja o de adiantar a safra, porém não há de ser o mais recomendado, pois nos meses de agosto, setembro e outubro haverá a possibilidade de tal efeito.

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão entre carro e caminhão deixa duas vítimas em Fraiburgo

O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo atendeu nesta...

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Homem que roubou mãe e filha e cometeu ato libidinoso em parque de Videira é condenado

A Justiça de Santa Catarina condenou um homem de...

Dom Orlando Dotti participa de celebrações e lança livros em Caçador

O bispo Dom Orlando Dotti está em Caçador para...

Entenda por que o metanol virou ameaça real nas bebidas alcoólicas

O uso do metanol em bebidas alcoólicas, especialmente nos...

Mais Lidas da semana

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH recebe aval do governo

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Tangará realiza audiência sobre vacina obrigatória contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de Tangará recebeu, na noite de...

Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara

A Câmara dos Deputados deu o primeiro passo significativo...

Mulher tenta se defender e homem fica ferido por faca em Videira

Uma discussão seguida de agressões entre um casal terminou...

Outros Tópicos Interessantes