O Cetrevi foi palco do início de mais uma turma do programa “Mulheres em Ação – Flor-e-Ser”. O Projeto Flor-e-Ser da Epagri beneficia mulheres do campo desde 2019 e já capacitou mais de 450 mulheres, promovendo inclusão socioeconômica e fortalecendo o protagonismo feminino.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O “Mulheres em Ação – Flor-e-Ser”, é realizado pela Epagri com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, tem como objetivo capacitar mulheres agricultoras e pescadoras para assumirem papéis de liderança em suas comunidades.
Sirlei Werlang da Silva, uma das coordenadoras deste movimento que fortalece as mulheres, compartilhou sua expectativa para o evento, destacando o objetivo de inspirar as participantes a promover mudanças em suas propriedades.
“Nosso propósito é proporcionar oportunidades para que essas mulheres expressem suas ideias e potenciais, buscando melhorar suas vidas e as de suas famílias, além de contribuir para uma sociedade mais justa”, ressaltou.
O programa, que este ano contará com seis encontros, visa a atingir 26 mulheres dos 10 municípios da região. Entre as participantes, está a agricultora Suelen Castanheira, do município de Macieira que se diz ansiosa por conhecer novas pessoas e trocar experiências para impulsionar melhorias em sua propriedade, que inclui criação de gado leiteiro, lavouras e cultivo de tomates e grãos.
Veja também
Epagri capacita jovens agricultores no Meio-oeste
Epagri dá início ao curso Jovem Rural 2024 em Videira
A agricultora Marlene Sartorel Borga, que já participou de edições anteriores do programa, compartilhou sua experiência positiva e agradeceu à oportunidade de aprendizado que teve. Ela enfatizou a importância de buscar conhecimento para promover mudanças significativas nas propriedades e na vida familiar.
Em 2023, a destinação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Rural para a Epagri garantiu investimentos de R$8,5 milhões para dar continuidade ao trabalho de formação de jovens e mulheres rurais e pesqueiras nos próximos quatro anos.