A couve é uma das hortaliças mais consumidas pelos brasileiros. A sua demanda tem aumentado por conta de novas receitas culinárias e das descobertas científicas que apontam as suas propriedades nutricionais e medicinais.
O vegetal pertence à mesma espécie que o repolho, a couve-flor e o brócoli. Contudo, em comparação a outras hortaliças, a couve tem uma riqueza mais equilibrada de proteínas, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, iodo, niacina, bem como vitaminas A e C.
As principais pragas da couve são o pulgão e a lagarta curuquerê, que podem ser controladas por catação em seu início ou por inseticidas sintéticos ou naturais no caso de grandes incidências. O controle de plantas daninhas deve ser realizado com capina superficial e auxiliado com cobertura morta.
Na região sul também há um grande consumo desse vegetal, mas é importante seguir algumas dicas para que mesmo que seja na horta de casa, o cuidado e manejo para se ter esse alimento, deve sempre levar em conta, para não perder a riqueza de nutrientes que ela possui. Confira a reportagem: