Reunião discute solução para a incidência do mosquito borrachudo em Iomerê. Evento, ocorrido na segunda (15) contou com a participação de agentes de saúde, vereadores e membros da comunidade, evidenciando o engajamento de todos na busca por soluções para o problema do mosquito borrachudo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Ministrada pelo engenheiro agrônomo Ivan Régis da Prefeitura de Rio das Antas foi explicado as razões por trás da alta incidência do mosquito borrachudo neste ano.
Segundo o agrônomo, a concentração de matéria orgânica nos rios e arroios da região como um dos principais fatores que contribuem para a proliferação dos insetos.
Régis destacou três formas de combate ao mosquito: controle biológico, controle químico e controle mecânico. Ele enfatizou a importância da participação da comunidade no controle mecânico, que envolve a limpeza dos rios para remover materiais que possam servir de criadouro para os mosquitos.
Veja também
Câmara Municipal de Iomerê realizou mais uma Sessão Ordinária
SC renova decreto de emergência zoossanitária por gripe aviária
O controle químico, feito com o uso de produtos como o BTI (bacillus thuringiensis israelensis), também foi abordado na palestra. Régis ressaltou a necessidade de cuidados na aplicação desses produtos, que devem ser realizados por pessoas especializadas devido à sua natureza bacteriana.
A prefeita Luci Peretti expressou sua preocupação com a situação, destacando os transtornos causados pelo borrachudo aos moradores, especialmente aos agricultores. Ela ressaltou os esforços da prefeitura na compra de larvicida, mas reconheceu que a eficácia das medidas adotadas não tem sido satisfatória.
A Prefeitura de Iomerê se comprometeu a continuar trabalhando em conjunto com instituições e a população para combater a alta incidência do inseto.