Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Revista internacional destaca controle de vírus do maracujazeiro em SC

Chronica Horticulturae da International Society for Horticultural Science é uma das principais publicações de horticultura do mundo

Revista internacional destaca controle de vírus do maracujazeiro em SC. O artigo é capa da revista, que é publicada desde 1961 e considerada um canal renomado de comunicação entre os cientistas da área das frutas, hortaliças e ornamentais e a sociedade.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Uma das principais publicações de horticultura do mundo, a Chronica Horticulturae da International Society for Horticultural Science, publicou artigo assinado por profissionais da Epagri e de outras instituições, relatando ação coletiva realizada em Santa Catarina para controle do vírus do endurecimento do fruto, doença que colocou em risco a produção de maracujá no Estado.

Publicidade

Santa Catarina produz um dos melhores maracujás do Brasil. A safra 2023/24 está estimada em 70 mil toneladas, o que coloca o Estado como terceiro maior produtor da fruta no país.

A área cultivada está em torno de 2 mil hectares, 90% deles localizados no Sul catarinense. A média de produtividade é de 35 toneladas por hectare. 

Toda essa cadeia produtiva poderia ter sido comprometida pela virose do endurecimento do fruto, detectada em 2016 no pomares do Sul do Estado.

Veja também

Venda e colheita de pinhão estão liberadas a partir de 1º de abril

Confira boletim do monitoramento da cigarrinha-do-milho em SC

O artigo descreve as principais ações de manejo integrado desenvolvidas em Santa Catarina para controle da doença.

Segundo Henrique Belmonte Petry, pesquisador da Epagri e um dos autores do artigo, o controle à virose do endurecimento do fruto inclui diversas ações de pesquisa, extensão rural, defesa vegetal e políticas públicas. “Além de permitir a manutenção da área produtiva, a ação coletiva viabilizou um incremento na produtividade dos pomares catarinenses, devido ao uso das boas práticas produtivas pelo setor e cumprimento da legislação sanitária vigente no Estado”, detalha.

Uma das inovações introduzidas foi a produção de mudas em ambiente protegido, que vem sendo feita por cerca de 400 viveiristas catarinenses.

Revista internacional destaca controle de vírus do maracujazeiro em SC
Foto: reprodução

Toda essa estratégia está detalhada no artigo. Além de Petry, assinam o texto o pesquisador Márcio Sônego e os extensionistas Darlan Rodrigo Marchesi e Diego Adílio da Silva, todos da Epagri.

O trabalho ainda é assinado por Edson Bertolini, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo técnico da Cidasc Daniel Remor Moritz.

Fonte:
Assessoria de Comunicação/Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Calor intenso marca quarta-feira e antecede temporais em SC

O calor volta a ganhar força em Santa Catarina...

Árvore que produz ameixa e pêssego juntos viraliza nas redes

Colher frutas diferentes em uma única árvore cultivada no...

Ex-namorada acusada de matar personal trainer é presa no Paraná

A ex-namorada acusada de matar o personal trainer Guilherme...

Mais Lidas da semana

Gasolina, diesel e gás ficam mais caros em todo país

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Suspeitos levaram cabeça de adolescente como “troféu” em SC

Um adolescente de 15 anos foi brutalmente assassinado em...

Identificadas as vítimas fatais de acidente com carreta de Caçador

Foram identificadas as vítimas fatais do grave acidente de...

VÍDEO: Mulher cai em golpe e espera Brad Pitt em aeroporto de Erechim

Um caso inusitado registrado no Norte do Rio Grande...

Outros Tópicos Interessantes