Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Safra de uva deve ter redução de no mínimo 50% em 2024

Redução deve ocorrer principalmente pela alta incidência de chuvas em 2023

A safra de uva deve ter redução de no mínimo 50% em 2024 é o que indicam os primeiros números apresentados por instituições como a Epagri. A situação ocorre em decorrência das chuvas que castigaram toda a região do Meio-Oeste catarinense em 2023 e não trouxeram apenas prejuízos para os parreirais.

“Nessa safra, a gente teve bastante chuva durante a época da floração e isso provoca um abortamento dos cachos. Então, a planta acaba produzindo um pouco menos”, afirma Vinicius Caliari, pesquisador da Epagri em Videira. Ele destaca que o El Niño, que está agindo no clima em todo território brasileiro, é um dos principais fatores para que a situação ocorra. O pesquisador afirma ainda que, na região do Meio-Oeste de Santa Catarina, a colheita teve de ser antecipada em ao menos 15 dias. 

“Uma estimativa de quebra de safra de em torno de 50%. Então, 50% a menos. Está muito parecido com a safra que a gente teve em 2016”

Caliari destaca que, em conversas com pesquisadores do Rio Grande do Sul, as parreiras gaúchas também sofrem com os efeitos das chuvas. De acordo com dados preliminares divulgados pela Emater, as perdas podem chegar a até 60% no Estado vizinho. 

Publicidade

Segundo o vitivinicultor Fernando Magro, de Arroio Trinta, os parreirais sofreram com a alta incidência das chuvas. “A incidência de chuva foi enorme. Para a uva, isso não é legal, a uva como é uma cultura perene, ela não precisa de muita água para se desenvolver”, destaca.

Para os amantes de um bom vinho, segundo Caliari, o impacto não deverá ser sentido tão amplamente. Pois, segundo o pesquisador, as vinícolas passaram a trabalhar com estoques reguladores e, principalmente, obtiveram colheitas importantes nas últimas safras.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Adolescente é apreendido por tráfico em Fraiburgo

A Polícia Militar apreendeu um adolescente por ato infracional...

Quarta-feira segue com instabilidades e risco para temporais

A quarta-feira (25) será marcada por tempo instável em...

PM salva bebê de 10 dias engasgado em Herval d’Oeste

Na noite de segunda-feira (23), por volta das 22h,...

Três suspeitos são presos por morte brutal de casal em Água Doce

Três pessoas foram detidas pela Polícia Civil como suspeitas...

Brasil registra 81 casos de Mpox em 2026; veja os estados com casos

O Ministério da Saúde confirmou que, até agora, o...

Mais Lidas da semana

Macarronada beneficente ajuda menino caçadorense com leucemia

A comunidade caçadorense está mobilizada em mais uma ação...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Ciclista de Videira, Vicenzo Locatelli, é contratado por equipe espanhola

O jovem ciclista videirense Vicenzo Santi Locatelli inicia 2026...

Escala 6×1: quem pagará a conta da jornada reduzida?

A indústria catarinense mantém o compromisso histórico de buscar...

Idosa leva carro errado pra casa e recebe ligação da Polícia por furto

Um episódio inusitado chamou atenção em Mafra na tarde...

Outros Tópicos Interessantes