Foto: Pixabay
Uma boa safra de vinhos é reflexo de uma boa colheita e produção de uvas de boa qualidade. Sendo assim, o atual momento é um dos mais importantes para a produção dessa fruta tão consumida nacionalmente.
É durante o mês de setembro que os parrerais começam a ganhar folhas e os pequenos frutos, que tão logo irão se tornar grandes cachos. Alguns, inclusive, passando dos 3kg em determinadas situações.
A produção de uva e por si do vinho é amplamente difundida na região do Meio-Oeste catarinense. Isso é reflexo da alta imigração de italianos para a região entre os séculos 19 e 20.
Cidades como Pinheiro, Tangará e Arroio Trinta são conhecidas em toda Santa Catarina pelos vinhos produzidos. O repórter Ernesto Júnior foi até o município que é considerado a capital catarinense da cultura italiana.
Arroio Trinta, tem tamanha relação com a Itália, que possui inclusive gemellaggio com a cidade de San Polo Di Piave. Sendo assim uma das cidades da região onde a viticultura é mais difundida.
Quem chega na cidade já se depara com uma vinicula e o seu amplo parreral que preenche boa parte de uma montanha. Nele, segundo o Engenheiro Agronomo Everlan Fagundes, encontram-se uvas dos mais variados modelos e que já estão em amplo desenvolvimento.
“Esse é um momento muito critico para o produtor, o qual é o momento em que a gente mais tem que proteger as plantas de doenças. […] a medida que os cachos vão abrindo a gente tem que proteger as plantas do mildio”, afirma Fagundes.
O clima vem sendo um dos principais fatores que levam os produtores a ficarem atentos. Principalmente depois de uma queda brusca das temperaturas na última semana. Porém, o engenheiro afirma que, mesmo com uma diferença tão grande, a produção não deve ser afetada.
A previsão de períodos de chuvas constantes na região, segundo Fagundes, são benéficas para a produção da uva. “Essas chuvas constantes são boas. Não tem um período de seca, então o desenvolvimento da planta deve ocorrer normal”. Porém, ele acrescenta que é preciso ficar atento a existência de umidade, para que doenças não afetem a safra do próximo ano.
Municípios podem se cadastrar para receber recursos do antigranizo
Chuvas no RS: Divulgado levantamento preliminar dos impactos na produção rural
Identificado o homem que morreu no grave acidente na rodovia SC-350, na tarde desta sexta-feira…
Nos últimos dias, uma importante mudança tem afetado diretamente muitos moradores de Santa Catarina, especialmente…
Um homem ainda não identificado morreu em um grave acidente entre veículos, por volta das…
No dia seguinte ao anúncio do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, sobre inovações…
O secretário de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) de Santa Catarina, Jerry Comper, se envolveu em…
A partir deste domingo, 6 de abril, entra em vigor a primeira etapa das mudanças…
This website uses cookies.