Saiba mais sobre a cria pútrida europeia e como preveni-la

Boas práticas e manejo adequado são medidas essenciais para a prevenção da CPE

Após a interdição de um apiário em Joinville pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), devido à presença da Cria Pútrida Europeia (CPE), apicultores compartilham seus conhecimentos sobre a doença. Os apicultores Célio Althaus Lurkevicz e Ariel Stefaniak destacam a importância de entender a CPE, as raças de abelhas e as práticas de manejo adequadas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Cria Pútrida Europeia é causada pela bactéria Melissococcus plutonius e afeta as larvas de abelhas, que apresentam mudanças de coloração de branco para amarelo ou marrom, tornando-se flácidas e encolhidas. O alimento contaminado, distribuído pelas abelhas nutrizes, é o principal meio de transmissão.

Publicidade

Célio Althaus Lurkevicz enfatiza que a CPE é uma doença rara no Brasil e ressalta que a maioria dos apiários da região é colonizada pela abelha africanizada, que possui hábitos higiênicos superiores aos das abelhas europeias, tornando-a mais resistente.

“A abelha africanizada lida bem com a CPE e outras doenças comuns. Ela se defende de forma eficaz, ao contrário das abelhas europeias, que são mais suscetíveis”, explica Lurkevicz.

Veja também

Doença em abelhas leva à interdição de apiário em SC

Vaca dá à luz quatro bezerros de uma só vez

Além disso, ele recomenda que apicultores adotem boas práticas, como a desinfecção constante dos materiais e a seleção de colônias higiênicas. “O programa da Cidasc fornece abelhas-rainhas com alta taxa de hábito higiênico, essencial para evitar problemas futuros”, destaca.

Ariel Stefaniak, por sua vez, alerta sobre a importância do manejo adequado das colmeias. Ele afirma que a falta de cuidados, como a troca anual de rainhas e o monitoramento constante, pode contribuir para a disseminação da CPE. “É fundamental inspecionar as colmeias diariamente e identificar sinais de doenças”, enfatiza Stefaniak.

Ele também menciona que, ao detectar a CPE, a primeira ação deve ser trocar a rainha e eliminar os quadros contaminados. “É necessário destruir os quadros com larvas doentes para evitar que a doença se espalhe para outras colmeias”, recomenda.

Ambos os apicultores concordam que a educação e o suporte técnico são vitais para o sucesso da apicultura. Com boas práticas de manejo e vigilância, é possível minimizar os riscos associados à Cria Pútrida Europeia e proteger a saúde das colônias de abelhas.

A interdição da Cidasc serve como um alerta para apicultores catarinenses. A prevenção e o controle da CPE são essenciais para garantir a sustentabilidade do setor apícola e a produção de mel de qualidade.

Saiba mais sobre a cria pútrida europeia e como preveni-la
Foto: Departamento Regional de Joinville/Cidasc

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Homem acusado de avançar com pulverizador contra policial vai a júri em Fraiburgo

Acusado de investir com pulverizador contra agente de segurança em 2025 enfrenta julgamento nesta quinta-feira.
00:00:00

Novas instabilidades atingem Santa Catarina nesta quarta-feira

A atuação de um sistema de baixa pressão favorece...

Pavimentação entre Sede Etelvina e Imbuial entra em fase de licitação

Projeto de 5,7 quilômetros de asfalto na Estrada VDR-406 avança para etapa de licitação com investimento de R$ 13,58 milhões.

Matos Costa: Jovem de 18 anos é atingido por árvore

Jovem de 18 anos atingido por árvore no interior de Matos Costa foi levado em estado grave ao hospital.

Ibiam realiza leilão online de veículos e máquinas

A Prefeitura Municipal de Ibiam mantém leilão online aberto para veículos, máquinas e sucatas, com lances possíveis até 16 de novembro de 2026.

Jovem fica ferido após colisão entre dois carros na SC-464 em Arroio Trinta

Acidente envolvendo dois veículos ocorreu na manhã desta terça-feira, próximo a um restaurante na rodovia.

Publicação Legal – Edital de credenciamento – EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 13/2026

MUNICÍPIO DE TANGARÁESTADO DE SANTA CATARINAEDITAL DE CREDENCIAMENTO 13/2026 O...