Santa Catarina define datas do vazio sanitário e plantio da soja

As medidas integram o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) e são fundamentais para a proteção sanitária das lavouras

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) divulgou as datas para o vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja para a safra 2025/2026, conforme estabelecido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Portaria nº 1.271, de 5 de maio de 2025.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essas medidas fazem parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) e são essenciais para a defesa sanitária vegetal, visando a prevenção e controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), uma das doenças mais prejudiciais à cultura da soja.

Publicidade

Vazio sanitário

O vazio sanitário é um intervalo contínuo durante o qual é proibido cultivar, manter ou permitir a presença de plantas vivas emergidas de soja.

Durante esse período, também é obrigatória a eliminação de plantas voluntárias (soja guaxa) nos campos, visando à quebra do ciclo do patógeno causador da doença.

A redução da população do fungo no ambiente durante a entressafra atrasa significativamente a ocorrência da doença na safra seguinte.

Calendário de semeadura

O calendário de semeadura estabelece o período permitido para o plantio da soja, visando à racionalização do número de aplicações de fungicidas ao longo da safra e, com isso, reduzir a pressão de seleção de resistência do fungo aos fungicidas.

A ferrugem asiática pode comprometer entre 10% e 90% da produtividade em condições favoráveis à infecção e desenvolvimento do fungo, sendo, portanto, uma das principais ameaças à sustentabilidade da produção de soja no país.

Alterações na regionalização e ampliação do período de semeadura

Para a safra 2025/2026, o território catarinense foi dividido em apenas duas regiões, ao contrário das quatro regiões estabelecidas nas safras anteriores.

“Propusemos ao Mapa a ampliação em 20 dias do período de semeadura na região que, na safra anterior, abrangia o Meio-Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis e Norte do Estado. Assim, todos os municípios catarinenses ficaram com janela de plantio de 120 dias, beneficiando os produtores, que antes tinham apenas 100 dias e simplificando a gestão das regiões com diferentes datas no Estado”, explicou o engenheiro-agrônomo e gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev) da Cidasc, Alexandre Mees.

Calendário de semeadura para a safra 2025/2026

  • Região I: Vazio Sanitário da Soja: 4 de julho de 2025 a 12 de outubro de 2025; Período de Semeadura da Soja: 13 de outubro de 2025 a 10 de fevereiro de 2026.
  • Região II: Vazio Sanitário da Soja: 13 de junho de 2025 a 21 de setembro de 2025; Período de Semeadura da Soja: 22 de setembro de 2025 a 22 de janeiro de 2026.

Importância da adoção rigorosa das medidas

A adoção rigorosa do vazio sanitário e do calendário de semeadura é imprescindível para minimizar riscos e garantir a sanidade das lavouras catarinenses.

Essas medidas contribuem para o controle da ferrugem asiática, reduzindo a necessidade de aplicações de fungicidas e, consequentemente, os custos para os produtores. Além disso, a implementação eficaz dessas práticas fortalece a sustentabilidade da produção de soja em Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Assessoria de Comunicação Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc)

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher foge de trabalho análogo à escravidão em Santa Catarina

Uma trabalhadora doméstica etíope, de 34 anos, foi resgatada...

Cemeis de Videira são alvo de série de furtos

A Secretaria de Educação de Videira registrou, somente nesta...

Primeira policial militar feminina passa a atuar em Timbó Grande

A chegada da primeira mulher ao efetivo da Polícia...

Prefeitura de Tangará apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre

Prefeitura de Tangará promoveu na segunda-feira (18) uma Audiência...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 10/2026 Chamada Pública n. 09/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Feirão do Imposto debate carga tributária e desafios do empreendedor em Videira

O Núcleo Jovem Empreendedor da ACIAV realizou na noite...

Saída de pista deixa duas pessoas feridas na SC-135

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio das Antas...

Caçador recebe debate sobre espécies exóticas invasoras

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da...