A batata é uma das principais hortaliças produzidas no Brasil. Por ser altamente versátil pode ser preparada de diversas formas e, por isso, se tornou bastante popular. Não por acaso, é o quarto alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para o arroz, o trigo e o milho.
De acordo com o mais recente levantamento da produção agrícola realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2022 foram colhidas aproximadamente 3,9 milhões de toneladas no país, obtidos de uma área de cerca de 117 mil hectares.
Ao todo, cerca de 5 mil produtores, distribuídos em 30 regiões de sete Estados brasileiros, estão envolvidos na produção de batata, segundo dados da Associação Brasileira da Batata (Abba).
Quem são os maiores produtores de batata do Brasil?*
- Minas Gerais: 1,28 milhões de toneladas
- Paraná: 778,4 mil toneladas
- São Paulo: 688,5 mil toneladas
- Rio Grande do Sul: 406 mil toneladas
- Santa Catarina: 403,5 mil toneladas
- Goiás: 223,4 mil toneladas
- Bahia: 97,8 mil toneladas
*Quantidade produzida nas três safras de 2022, segundo o IBGE
Quantas safras de batata existem por ano?
Com um plantio distribuído em três ciclos, o tubérculo é cultivado praticamente sem pausa no Brasil. A primeira safra acontece no verão, com colheita entre os meses de dezembro e março. Também chamada de safra das águas, concentra 52% da quantidade de batatas ofertadas ao longo ano.
Veja também
Casal cultiva 45 variedades de uva no quintal de casa
Investimento de R$ 20 bi para mecanização na agricultura familiar
No outono, é a vez da segunda safra, que detém 30% da produção. Por fim, entre os meses de agosto a novembro é colhida a safra de inverno, que supre 18% da demanda interna.
Em função das chuvas nas regiões produtoras de Minas Gerais e no Paraná, que estão dificultando a colheita, os preços da batata estão em alta no mercado interno.
De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a média do preço da semana entre 21 e 27 de janeiro aumentou 56%, com o quilo da batata negociado a R$ 5,18 na Ceagesp de São Paulo.