Ícone do site PortalRBV

SC espera colher 30% a mais de pinhão em 2024

SC espera colher 30% a mais de pinhão em 2024. A colheita da semente vai até julho onde pode ser confirmada a espectativa inicial

Foto: Aires Mariga/Epagri

A colheita do pinhão em Santa Catarina inicia no dia 1º de abril, com perspectiva inicial de produção de 5,7 mil toneladas, ou seja, SC espera colher 30% a mais de pinhão em 2024.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A estimativa é da Gerência Regional da Epagri em Lages, baseada em levantamento feito com os produtores. A colheita vai até julho, período em que a estimativa inicial pode ser revista.

Somente no município de Painel, que é o maior produtor de pinhão no Estado,  espera-se colher em torno de 2,2 mil toneladas. Segundo José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages, essa não é uma quantidade muito expressiva, visto que em 2023 a produção foi muito baixa. “Esperamos que o preço compense para os agricultores, que nesse começo de safra está recebendo em torno de R$6,00  o quilo”, diz ele.

José Márcio acredita que essa alternância na produção esteja ligada a fatores climáticos. “Uma pinha leva cerca de 32 meses para estar madura. Portanto, as condições do clima de três anos interferem no quantidade e na qualidade das sementes”,  esclarece.

Veja também

Projeto da Epagri valoriza e qualifica queijos artesanais de SC

Produtor fala sobre a expectativa para a safra do pinhão

O gerente ressalta que o pinhão é muito importante para os agricultores da Serra Catarinense. Das 16 mil famílias de produtores rurais da região, pelo menos 30% delas têm no pinhão um dos produtos que compõem a renda anual da propriedade.

Sair da versão mobile