Fotos: Ascom Sebrae/SC
O Sebrae/SC iniciou, nesta quarta-feira (2), em Caçador, o projeto Fortalecimento da Agroindustrialização Regional. A iniciativa envolve cinco associações de municípios – AMARP, AMURC, AMPLASC, AMAUC e AMMOC – abrangendo 44 municípios e visa transformar a agroindustrialização em um vetor de desenvolvimento.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante o evento de lançamento, foram apresentados diagnósticos regionais e discutidas ações para legalizar e ampliar a competitividade dos pequenos negócios rurais e urbanos. O projeto será executado ao longo de 2025 e 2026, promovendo estratégias para a estruturação de mercados intermunicipais.
Ampliação de mercados para pequenos produtores
O gerente regional do Sebrae/SC, Aloísio Salomon, destacou que a proposta busca superar uma das principais dificuldades do setor: o mercado restrito ao município de origem. “A ideia é formar consórcios entre municípios, permitindo que pequenos produtores legalizem seus produtos e ampliem sua comercialização para além dos limites municipais”, explicou.
Além do crescimento da agroindústria, a estratégia visa otimizar recursos públicos e estimular políticas intermunicipais. “Todos saem ganhando: o produtor expande suas vendas, o município fortalece a economia, as associações compartilham custos e o consumidor tem acesso a mais produtos locais”, completou Salomon.
Veja também
Frente fria traz queda nas temperaturas e geada para SC
Primeira parcela do 13º salário do INSS será paga entre abril e maio
Em Videira, Jorginho Mello faz balanço do “Santa Catarina Levada a Sério”
Legalização e fortalecimento do setor
O consultor do Sebrae/SC, Rogério Ern, enfatizou que cerca de 90% das agroindústrias operam de forma informal devido à falta de acesso a suporte técnico e ambiente regulatório adequado. O projeto buscará criar esse ambiente, facilitando a formalização e a integração ao mercado.
Um dos focos centrais será a fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e sua expansão via consórcios. “Com produtos de origem animal, um serviço de inspeção estruturado é essencial. A colaboração entre municípios é fundamental para isso”, destacou Ern.
Integração e desenvolvimento regional
O evento reuniu prefeitos, presidentes de associações e lideranças do setor agrícola. Para o prefeito de Caçador e presidente da AMARP, Alencar Mendes, o projeto é um passo importante para a integração regional. “Hoje, produtos inspecionados em Caçador não podem ser vendidos em Videira e vice-versa. Isso não faz sentido. Com essa iniciativa, podemos ampliar a fiscalização e permitir uma comercialização mais ampla”, afirmou.
Já a prefeita de Zortéa e presidente da AMPLASC, Rosane Antunes Infeld, destacou que a cooperação intermunicipal reduz custos e facilita a regularização das agroindústrias. “Os consórcios são uma alternativa eficiente, pois permitem dividir despesas e viabilizar a inspeção regionalizada”, disse.
Para o prefeito de Santa Cecília, Carlos Henrique Garcia Langer, que representou a AMURC no encontro, o estímulo ao pequeno produtor é essencial. “Temos terras férteis e potencial agrícola. Com o suporte técnico do Sebrae, conseguimos oferecer segurança para que os produtores invistam e diversifiquem suas fontes de renda”, pontuou.
Próximos passos e sustentabilidade
A analista técnica do Sebrae/SC, Lizandra Medeiros, explicou que o projeto se apoia em cinco pilares:
Aprimoramento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
Qualificação dos consórcios ao SISBI
Fortalecimento das agroindústrias
Apoio ao acesso ao mercado
Ações inovadoras para descarbonização da cadeia produtiva
“As bases desse projeto começaram a ser estruturadas em 2023. Agora, entre 2025 e 2026, trabalharemos para consolidar um ecossistema favorável ao crescimento das agroindústrias de pequeno porte, garantindo legalidade, inovação, sustentabilidade e geração de renda”, concluiu Lizandra.
Nossas Redes Sociais
A Justiça julga nesta sexta-feira (4), no Fórum da Comarca de Caçador, um homem de…
Uma jornada pelo conhecimento está prestes a chegar a Iomerê! No próximo dia 09 de…
A Feira do Peixe Vivo, evento tradicional de Videira, será realizada entre os dias 15…
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) realizou, no dia 2 de abril,…
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) está conduzindo uma investigação sobre 17 empresas suspeitas de burlar…
Se tem algo que incomoda quem cultiva a barba, é a coceira insistente que surge…
This website uses cookies.