Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Sebrae/SC promove capacitação sobre descarbonização de propriedades rurais

O encontro em Caçador reuniu técnicos e especialistas de diversos estados, tendo iniciado em SC e se expandido pelo Brasil

Com o propósito de promover práticas sustentáveis no meio rural, Caçador sediou nos dias 17 e 18 de junho, o Workshop “Inventário de Gases de Efeito Estufa em Propriedades Rurais – Descarbonização”, uma iniciativa do Sebrae/SC por meio do Polo Sebrae Agro. A atividade reuniu especialistas, técnicos e produtores de diversos estados brasileiros, consolidando o município como referência no debate sobre transição ecológica e inovação no campo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A formação foi realizada no auditório da ACIC e combinou momentos teóricos com ações práticas em propriedades rurais da região.

Publicidade

O engenheiro ambiental e sanitarista Leonardo Batistel, um dos facilitadores do evento, explicou que o objetivo é realizar um diagnóstico preciso sobre as emissões de gases de efeito estufa nas propriedades, considerando o uso do solo, os sistemas de manejo e os processos produtivos.

“A partir dessa análise, conseguimos propor ações personalizadas que ajudem a reduzir as emissões ou aumentar a capacidade de sequestro de carbono. Cada propriedade tem sua realidade, e a ferramenta nos permite tratá-las de forma única e eficaz”, afirmou.

O projeto nasceu em Santa Catarina e hoje se expande para todo o país. Dr. Douglas Paranahyba de Abreu, Analista Técnico do Sebrae Goiás e coordenador nacional do Polo Sebrae Agro, relatou que a metodologia foi testada em mais de 200 propriedades nos seis biomas brasileiros, em parceria com agroindústrias e unidades estaduais do Sebrae.

 “Nós simplificamos um modelo internacional e adaptamos à realidade do produtor brasileiro. A proposta é democratizar essa agenda verde, especialmente para os pequenos produtores, oferecendo uma ferramenta acessível, prática e estratégica”, pontuou.

Ele ainda classificou a iniciativa como um marco para a agricultura tropical: “É um passo concreto para que a sustentabilidade deixe de ser um discurso e se torne uma gestão integrada da propriedade”.

Caçador foi escolhida como ponto de partida por já ter protagonizado experiências bem-sucedidas em sustentabilidade e agroindustrialização.

O analista do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, lembrou que a regional foi responsável pela tutoria do processo desde o início e que a proposta dialoga diretamente com o projeto de valorização de produtos locais.

“Com o uso da ferramenta e do sistema de apoio, poderemos qualificar as matérias-primas como produzidas em empreendimentos rurais net zero ou descarbonizados. Isso agrega valor aos produtos pela sua origem limpa e atende aos interesses de todas as cadeias produtivas do sistema agroalimentar brasileiro. Assim como já avançamos com o mel da Molimel, queremos expandir essa certificação para outras cadeias produtivas”, destacou.

A iniciativa também tem impacto direto na estratégia de desenvolvimento regional. Para Aloisio Salomon, gerente regional do Sebrae/SC no Meio-Oeste, o momento é decisivo.

“Estamos às vésperas da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), e é urgente inserir o tema da descarbonização na rotina das propriedades rurais. Muitas delas já geram benefícios ambientais e agora terão como comprovar esse valor. Isso fortalece a imagem dos nossos produtos e abre portas para novos mercados”, explicou.

Segundo Salomon, a formação teve forte apelo prático. “Levamos os participantes a campo para mostrar a aplicação da ferramenta e a coleta de dados em tempo real. Foi uma vivência técnica, mas com impacto direto e imediato na realidade das propriedades”, finalizou.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ascom Sebrae/SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ciclone traz ventos de 80 km/h e chuva de 200 mm

A formação de um novo ciclone entre este domingo...

Banda Sinfônica Aurora apresenta concerto “Greatest Hits”

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Médico é condenado por corrupção em esquema de fura-fila do SUS

O juízo da comarca de Tangará, no Meio-Oeste, condenou...

Saúde e Esporte recebem novos veículos em Calmon

Três veículos novos adquiridos pelo município, por meio de...

Confusão em Piratuba deixa dois homens feridos em esfaqueamento e acidente

Uma situação ainda pouco esclarecida deixou dois homens feridos...

Mais Lidas da semana

Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira

No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia...

Homem é morto a tiros às margens do Rio do Peixe em Caçador

Na noite de domingo (9), a Polícia Militar de...

Identificado homem encontrado morto em Caçador

Foi identificado como Paulo Sergio dos Santos “Neguinho”, 37...

Homem é baleado no rosto ao tentar invadir casa da ex em Ibicaré

Na madrugada deste sábado (8), por volta da 1h,...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Outros Tópicos Interessantes