Rádios RBV

Menu

Senado aprova projeto para impulsionar indústria de fertilizantes

Proposta concede benefícios tributários para incentivar a produção de adubos no Brasil

A Comissão de Agricultura do Senado aprova projeto para impulsionar indústria de fertilizantes brasileira. Projeto aprovado nesta quarta-feira (6) cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (Profert).

A proposta, de autoria do senador Laércio Oliveira (PP-SE), concede benefícios tributários para incentivar a produção de fertilizantes no Brasil.

Empresas participantes do programa podem fazer investimentos, como adquirir máquinas e equipamentos ou materiais para construção para projetos de infraestrutura, com suspensão, alíquota zero ou isenção de tributos federais como PIS/Pasep, Cofins, IPI e imposto de importação.

O texto final, da relatora Tereza Cristina (PP-MS), incluiu emendas sugeridas por colegas senadores para estender os benefícios tributários a debêntures emitidas por empresas habilitadas no Profert e um ajuste na cláusula de vigência do programa, para cinco anos.

A proposta prevê também a não incidência do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) sobre mercadorias destinadas a projetos aprovados no programa e a redução a zero das alíquotas do Imposto sobre a Renda na fonte e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE-Remessas) para importação de serviços destinados ao programa.

Veja também

Coopervil promove o 17º Campo Demonstrativo e 7º Clube da Bezerra

Seguro rural e Proagro lideram demanda no Plano Safra na região Sul

O projeto estabelece um prazo de cinco anos para usufruto dos benefícios, com regras para transferência de titularidade do projeto e responsabilidade solidária entre antigos e atuais titulares.

A proposta é apoiada pelo setor de indústria de fertilizantes e membros do Executivo, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. O texto segue agora para a Câmara dos Deputados.

O Profert é um dos itens do Programa Nacional de Fertilizantes (PNF), lançado em 2022 e atualizado em 2023.

Fonte:
Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes