Rádios RBV

Menu

Técnicos e produtores de leite debatem os desafios do setor

O encontro teve como objetivo identificar desafios e apresentar estratégias para impulsionar a produção de leite

Fonte:
Portal RBV

Uma reunião técnica, realizada no município de Rio das Antas, reuniu produtores de leite para discutir demandas e explorar soluções para fortalecer o setor. 

O encontro, que contou com a participação de diversos atores-chave, incluindo representantes de cooperativas, produtores, Epagri, SENAR, SEBRAE, CIDASC e técnicos da prefeitura, teve como objetivo principal identificar desafios enfrentados pelos produtores locais e apresentar estratégias para impulsionar a produção de leite na região.

Enio Parmeggiani, analista técnico do SEBRAE, destacou a importância de entender a realidade de Rio das Antas e oferecer soluções adaptadas às necessidades dos empreendedores rurais. 

“Procuramos compreender a complexidade da cadeia produtiva de leite rioantense e disponibilizar soluções que abordem questões como sanidade, qualidade e diferenciação do produto, incluindo a produção de leite A2-A2 e a utilização de modelagem genômica das propriedades rurais”, explicou Parmeggiani.

A parceria entre o SEBRAE, a administração municipal e outros parceiros tem sido fundamental para impulsionar iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor leiteiro em Rio das Antas, como destacou o prefeito em exercício Selmir Bodaneze. 

“Valorizar os produtores de leite é essencial para fortalecer essa importante cadeia produtiva que tanto orgulha nosso município. Estamos comprometidos em ouvir as demandas dos produtores e buscar soluções que contribuam para o seu crescimento e para o desenvolvimento da região”, ressaltou o prefeito.

Um dos aspectos fundamentais discutidos durante a reunião foi a importância das certificações de sanidade animal, como a certificação contra tuberculose e brucelose. 

Veja também

Linha de crédito aos produtores de leite chega a R$ 707 milhões

Produtores de leite em Rio das Antas debatem a cadeia produtiva

Propriedades certificadas, como a do Sr. Oscar Zanotto, garantem a qualidade e a segurança do leite produzido, agregando valor ao produto e contribuindo para a saúde da comunidade. 

Zanotto enfatizou os benefícios dessa certificação, tanto para os produtores quanto para os consumidores. “Se o rebanho está saudável e certificado, isso garante um produto de qualidade que beneficia a todos, desde a empresa até o consumidor final. Além disso, a certificação impulsiona melhorias dentro da propriedade, aumentando gradualmente a qualidade e a produtividade”, afirmou o produtor.

Luiz Felipe Bratti, gestor regional da CIDASC, ressaltou a importância das certificações para o Estado de Santa Catarina e para os produtores locais. 

Santa Catarina possui diversas certificações, como a de Livre de febre afetosa sem vacinação, conquistada em 2007, sendo o primeiro estado do Brasil a conquistá-la e ganhando assim o reconhecimento internacional. Com os anos Santa Catarina vem galgando degraus em busca de certificações e principalmente a manutenção, porque não basta somente conseguir o certificado, nós temos que manter essa certificação para o fortalecimento do setor leiteiro e para o bem-estar da população”, concluiu Bratti.

O próximo passo é o acompanhamento da Prefeitura de Rio das Antas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da manifestação de interesse dos produtores para a implantação técnicas e discussões apresentadas na reunião para o impulso e o desenvolvimento sustentável da produção de leite em Rio das Antas

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Grave acidente em Curitibanos deixa vítima fatal e feridos

Um acidente grave envolvendo dois carros e um caminhão...

O que o tarifaço de Trump significa para SC e suas exportações

O novo pacote tarifário anunciado pelo presidente dos Estados...

SC registra mais de 7.700 casos de violência escolar em 2024

Em 2024, Santa Catarina registrou 7.719 ocorrências de violência...

Ao menos 25 veículos pegam fogo após carreta explodir na BR-101

Ao menos 22 carros e três carretas foram atingidos...

Carreta com combustível tomba, pega fogo e interdita BR-101 em SC

Uma carreta tombou, pegou fogo e deixou a BR-101...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Na terça-feira, 1º de abril, o governador Jorginho Mello...

Desaprovação de Lula cresce e alcança 56%, revela pesquisa

A desaprovação do governo Lula (PT) alcançou 56%, o...

Safra do pinhão 2025 deve ter queda de 35% em SC

A colheita do pinhão começou oficialmente em Santa Catarina...

Tomate sobe 73,78% e afeta o custo do mercado em Videira

A forte alta no preço do tomate, que subiu...

Outros Tópicos Interessantes