A safra do maracujá em Santa Catarina surpreendeu positivamente os produtores em 2025, com expectativa de colheita superior a 71 000 toneladas. O Estado, o terceiro maior produtor da fruta no Brasil, encerrou a colheita em junho, registrando um aumento de 35,5 % em relação ao ano anterior.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em Araquari — tradicionalmente chamada de Capital do Maracujá — foram colhidas aproximadamente 400 toneladas até a última semana de junho.
Esse resultado veio mesmo diante dos desafios enfrentados: excesso de chuva no final de 2024 e uma estiagem de 30 dias entre fevereiro e março, ambos prejudiciais à produtividade.
O engenheiro agrônomo Marvin de Bruns, da secretaria de Agricultura de Araquari, analisou:
Veja também
Epagri de Canoinhas investe em produção integrada e se inspira em projeto da UFPR no Paraná
Transcatarina chega à 17ª edição com 400 participantes e roteiro por 14 cidades
“Enfrentamos o excesso de chuva no final de 2024, e um período de 30 dias de estiagem entre fevereiro e março, o que resultou na queda da produtividade, mas os frutos tiveram boa aparência, sabor e boa aceitação no mercado, resultado também da qualidade das mudas ofertadas.”
Inventivo à produção
Para fortalecer a próxima safra, a Prefeitura de Araquari está preparando apoio reforçado aos produtores.
Estão sendo distribuídas gratuitamente cerca de 35 000 mudas de maracujá, totalmente subsidiadas, com assessoria técnica oferecida à parte. Os produtores ficam responsáveis pelos insumos e adubos.
O número de famílias dedicadas ao cultivo na cidade dobrou em 2025, passando de 17 para 34, e espera-se que cresça ainda mais na safra seguinte.
A próxima temporada está marcada para começar em 1º de agosto, após o período de vazio sanitário, destinado a evitar o surgimento de pragas.