Ícone do site PortalRBV

Santa Catarina colhe mais de 71 mil toneladas de maracujá na safra 2025

Santa Catarina colhe mais de 71 mil toneladas de maracujá na safra 2025

Foto: Divulgação

A safra do maracujá em Santa Catarina surpreendeu positivamente os produtores em 2025, com expectativa de colheita superior a 71 000 toneladas. O Estado, o terceiro maior produtor da fruta no Brasil, encerrou a colheita em junho, registrando um aumento de 35,5 % em relação ao ano anterior.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em Araquari — tradicionalmente chamada de Capital do Maracujá — foram colhidas aproximadamente 400 toneladas até a última semana de junho.

Esse resultado veio mesmo diante dos desafios enfrentados: excesso de chuva no final de 2024 e uma estiagem de 30 dias entre fevereiro e março, ambos prejudiciais à produtividade.

O engenheiro agrônomo Marvin de Bruns, da secretaria de Agricultura de Araquari, analisou:

“Enfrentamos o excesso de chuva no final de 2024, e um período de 30 dias de estiagem entre fevereiro e março, o que resultou na queda da produtividade, mas os frutos tiveram boa aparência, sabor e boa aceitação no mercado, resultado também da qualidade das mudas ofertadas.”

Inventivo à produção

Para fortalecer a próxima safra, a Prefeitura de Araquari está preparando apoio reforçado aos produtores.

Estão sendo distribuídas gratuitamente cerca de 35 000 mudas de maracujá, totalmente subsidiadas, com assessoria técnica oferecida à parte. Os produtores ficam responsáveis pelos insumos e adubos.

O número de famílias dedicadas ao cultivo na cidade dobrou em 2025, passando de 17 para 34, e espera-se que cresça ainda mais na safra seguinte.

A próxima temporada está marcada para começar em 1º de agosto, após o período de vazio sanitário, destinado a evitar o surgimento de pragas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile