Foto: Secretaria de Agricultura
Para proteger as lavouras catarinenses e garantir a tranquilidade dos agricultores, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) está trabalhando para ampliar a abrangência do sistema antigranizo no Estado. Nesta semana, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, se reuniu com o secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt para propor parceria na elaboração do Programa Estadual de Prevenção de Granizo, para fortalecer essa rede de proteção e diminuir os impactos na agricultura.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O sistema antigranizo está em operação em 11 municípios catarinenses, por meio de convênio firmado com a SAR.
Em 2023 e 2024 foram repassados mais de 2,2 milhões do Governo do Estado para instalação e operacionalização desse sistema, que ajuda a reduzir os danos do granizo nas lavouras ao formar pedras de gelo menores que se desintegram antes de atingirem o solo.
Os municípios que já firmaram o convênio são:
Para esse ano os recursos foram ampliados, a estimativa é que sejam destinados R$ 3,8 milhões para a operacionalização desse sistema no Estado.
“Teremos mais recursos e buscamos novas parcerias para levar para todo Estado esse sistema que está dando certo. O objetivo é ampliar essas parcerias com Defesa Civil e Epagri/Ciram para que esses equipamentos sejam automatizados, facilitando assim a detecção do granizo nas áreas rurais”, afirma o secretário Colatto.
Veja também
Cidasc orienta produtores catarinense para ações contra o greening
Prefeitura de Videira realiza obras de infraestrutura anti alagamentos
De acordo com o secretário Mário Hildebrandt, da Proteção e Defesa Civil, a instituição está totalmente comprometida em apoiar a ampliação das tecnologias de previsão, reconhecendo a importância de agir antecipadamente para mitigar os danos causados pelo granizo.
“Termos a condição de prever com maior antecedência a queda de granizo é fundamental para minimizar os danos em vários setores da economia, principalmente na agricultura, e a Proteção e Defesa Civil está totalmente comprometida em colaborar com a implementação das tecnologias necessárias. Nossa equipe técnica irá trabalhar de forma coordenada com a Secretaria da Agricultura e os outros órgãos, com o objetivo de garantir respostas rápidas e eficientes, fortalecendo ainda mais a proteção das lavouras e com isso melhorando ainda mais a vida dos catarinenses”, conclui Hildebrandt.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…
A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…
A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…
Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…
Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…
This website uses cookies.