A produção de trigo em Santa Catarina para a safra 2024/2025 deve apresentar um aumento significativo de 40,8%. A previsão é que o estado colha 433 mil toneladas, um salto em relação às 307 mil toneladas da safra anterior, de acordo com dados da Epagri/Cepa. Mesmo com a redução da área plantada de 137,5 mil hectares para 121,3 mil hectares, o crescimento da produção é notável.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O trigo, que ocupa o segundo lugar entre os cereais mais cultivados mundialmente, tem apresentado grande evolução em Santa Catarina.
Nos últimos seis anos, a produção catarinense aumentou 180%, enquanto o crescimento nacional foi de 76%.
Atualmente, o estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de maiores produtores de trigo.
A safra brasileira de trigo para 2024/2025 está estimada em 7,5 milhões de toneladas, com o consumo interno variando entre 11 a 12 milhões de toneladas, segundo dados da Embrapa e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Veja também
Alho deve ter safra cheia em Santa Catarina com clima favorável
Terra de devedores da União será usada para reforma agrária e assentamentos
Valdir Colatto, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, destaca os esforços do governo para incentivar investimentos no setor.
“As políticas públicas integradas ao trabalho da Epagri e Cidasc visam dar condições para o aumento e a qualidade da produção de trigo”, afirmou. Colatto também mencionou a importância da modernização das técnicas de cultivo, do uso de sementes de alta qualidade e da adoção de novas tecnologias.
A Secretaria de Estado da Agricultura (SAR) desenvolve diversos programas para fomentar a produção de trigo. Um dos destaques é o Programa Terra Boa, que apoia os produtores rurais com ações para melhorar o solo e aumentar a produtividade das lavouras.
Dentro desse programa, o governo estadual incentiva o cultivo de cereais de inverno e distribui calcário para corrigir o solo e aumentar o potencial produtivo.
Além disso, a reativação da Câmara Setorial dos Grãos, em outubro deste ano, visa identificar oportunidades de desenvolvimento e ações prioritárias para o setor.
A iniciativa envolve a colaboração entre a SAR, Epagri, Cidasc e entidades do setor, com foco no fortalecimento da cadeia produtiva e no aprimoramento dos mercados interno e externo.
Portal RBV nas redes sociais