Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Senado aprova ampliação de direitos para membros de cooperativas rurais

A proposta segue para sanção presidencial, com apoio da Contag e da OCB

O Senado aprovou, ontem (3/12), um projeto que estende a condição de segurado especial para mais trabalhadores rurais associados a cooperativas. A proposta, que agora segue para sanção presidencial, busca garantir direitos previdenciários a agricultores familiares e outros trabalhadores do campo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O texto assegura que a associação a cooperativas não compromete o direito ao benefício, desde que a atividade principal continue sendo rural. Atualmente, apenas membros de cooperativas agropecuárias e de crédito rural possuem essa garantia.

Publicidade

Com a nova regra, outras cooperativas, como as de habitação rural, infraestrutura e energia, também serão incluídas.

O relator, senador Flávio Arns (PSB-PR), ajustou a proposta após reuniões com o governo e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Ele destacou que as cooperativas beneficiadas precisam atuar exclusivamente no setor rural.

Veja também

Quais frutas, legumes e verduras plantar em dezembro?

Incidência da cigarrinha-do-milho cresce 65% em Santa Catarina

A medida abrange produtores rurais, pescadores artesanais, seringueiros, extrativistas vegetais e suas famílias que trabalham em regime de economia familiar.

Segundo a Contag, a mudança amplia o acesso dos agricultores familiares a cooperativas sem que percam o direito à previdência rural.

“Com essa nova lei, agricultores poderão participar de cooperativas de habitação, consumo e outras áreas sem abrir mão de seus direitos”, afirmou o presidente da Contag, Aristides Santos.

No entanto, a lei exclui do regime quem possui outra fonte de renda ou exerce funções administrativas em cooperativas. Mesmo assim, administradores, conselheiros fiscais e outros dirigentes agora também poderão ser reconhecidos como segurados especiais.

A proposta é vista como um avanço na proteção social de trabalhadores rurais e fortalece o papel das cooperativas no campo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Globo Rural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Aprovado porte de arma para proprietários e trabalhadores rurais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania...

Austrália proíbe redes sociais para menores de 16 anos

Começou a valer à meia-noite desta quarta-feira (10) –...

Ventos fortes impedem pouso em Chapecó e voo retorna a Guarulhos

O voo LA3278 da Latam Airlines Brasil, que partiu...

Município de Videira é premiado com Selo Ouro em Transparência Pública

O município de Videira alcançou um importante reconhecimento na...

Mais de 34% do varejo de SC pretende contratar temporários para Natal e verão

Um levantamento recente da Fecomércio de Santa Catarina aponta...

Mais Lidas da semana

Trator usado em extração de madeira é furtado no interior de Macieira

Um trator usado na extração de madeira foi furtado...

Ciclone extratropical atípico: saiba por que o Sul do Brasil está em alerta

Um ciclone extratropical se formará entre a noite desta...

Governo de SC suspende aulas da Rede Estadual devido à chegada de ciclone

O Governo do Estado de Santa Catarina decidiu suspender...

Jovem sai para comprar pão e corpo é encontrado amarrado em SC

A família do jovem Alexander Nelson Nitz Kruczkievicz, de...

Motociclistas invadem pista de BMX em Videira, causando danos e prejuízos ao esporte

Na noite de domingo (7), pelo menos quatro motociclistas...

Outros Tópicos Interessantes