Foto: Divulgação
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) comunicou que um trabalhador de uma granja localizada em Montenegro, onde foi identificado um caso de gripe aviária, começou a apresentar sintomas gripais após ter tido contato com aves contaminadas. O trabalhador foi colocado em isolamento domiciliar, e amostras de seu material biológico foram coletadas para análise. O material foi enviado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e os resultados dos exames devem ser divulgados ainda nesta semana.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em nota oficial, a SES informou que, após a confirmação da presença de influenza aviária em aves da região, intensificou o monitoramento de pessoas potencialmente expostas à doença.
Esse acompanhamento foi iniciado após a detecção de casos em uma granja em Montenegro e no Zoológico de Sapucaia do Sul.
Desde sexta-feira, dia 16, trabalhadores dos locais afetados estão sendo monitorados pelas equipes de Vigilância em Saúde, conforme os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias.
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul destacou que o risco de infecção por gripe aviária em humanos é considerado baixo.
Veja também
Conselho de Medicina implementa novas regras para a cirurgia bariátrica
Fórum discute vigilância e controle da Influenza Aviária e Newcastle em Santa Catarina
A transmissão para seres humanos ocorre principalmente em casos de contato direto e frequente com aves doentes, sejam elas vivas ou mortas.
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul tranquiliza a população, informando que não há risco associado ao consumo de alimentos bem cozidos ou preparados adequadamente. Além disso, a transmissão de pessoa para pessoa continua sendo extremamente rara.
De acordo com os protocolos vigentes, indivíduos que tenham tido contato com animais infectados são monitorados por um período de dez dias.
Para que um caso seja considerado oficialmente suspeito, é necessário que o paciente apresente sintomas clínicos associados a evidências epidemiológicas, como o contato com aves ou restos mortais contaminados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, entre janeiro de 2024 e maio de 2025, foram registrados 72 casos de gripe aviária em humanos nas Américas, com ocorrências nos Estados Unidos, Canadá e México.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira (21) indica que a frente fria…
Na manhã desta terça-feira, 20 de maio de 2025, um motorista de 59 anos sofreu…
A Associação das Micro e Empresas de Pequeno Porte (AMPE) de Caçador e região apresentou…
Na terça-feira, 20 de maio, o governo determinou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação…
Na comarca de Tangará, cinco indivíduos foram condenados por envolvimento em fraudes licitatórias relacionadas à…
This website uses cookies.