Anvisa mantém suspensão de lotes da Ypê

A medida atinge alguns desinfetantes, detergentes lava-louças e lava-roupas líquidos identificados por lotes com final número 1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou nesta segunda-feira (15) a manutenção da suspensão de lotes específicos de produtos da marca Ypê. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União e segue restringindo a comercialização, distribuição e utilização de determinados desinfetantes, detergentes lava-louças e lava-roupas líquidos produzidos pela fabricante Química Amparo no início de 2026.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida tem como base irregularidades identificadas durante uma inspeção sanitária realizada na unidade industrial da empresa, localizada em Amparo, no interior de São Paulo. Segundo a agência reguladora, foram constatados descumprimentos relacionados às Boas Práticas de Fabricação previstas pela RDC nº 47/2013, que estabelece critérios para a produção de saneantes no país.

Publicidade

Quais produtos permanecem suspensos?

A determinação da Anvisa não afeta toda a linha da marca. A restrição vale apenas para lotes específicos identificados pelo número final “1” e fabricados antes das datas estabelecidas pela agência.

Entre os produtos atingidos estão os desinfetantes Bak Ypê e Pinho Ypê, além das versões de lava-louças Ypê com enzimas ativas, tradicional, concentrado Ypê Green, Ypê Clear e Toque Suave. Também permanecem suspensos alguns lotes do lava-roupas líquido Tixan Ypê em diferentes fragrâncias e versões.

No caso dos desinfetantes e detergentes lava-louças, a suspensão atinge os produtos fabricados antes de 1º de março de 2026. Já para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a restrição vale para os itens produzidos antes de 1º de abril de 2026.

Fiscalização motivou decisão da agência

A inspeção da Anvisa ocorreu entre os dias 27 e 30 de abril deste ano. Durante a fiscalização, técnicos identificaram não conformidades relacionadas aos processos produtivos da empresa.

Apesar da manutenção da medida cautelar, a agência esclareceu que a resolução não detalha as falhas encontradas e também não registra casos de danos à saúde de consumidores decorrentes do uso dos produtos envolvidos.

Anteriormente, duas linhas de produção da fabricante chegaram a ser interditadas temporariamente. Após correções e uma nova avaliação técnica, a empresa recebeu autorização para retomar as atividades produtivas. No entanto, os lotes fabricados antes das adequações permaneceram sob análise, resultando na decisão atual de manter a suspensão.

Produtos mais recentes seguem liberados

A Anvisa informou que os produtos fabricados após as datas de corte estabelecidas estão aptos para comercialização e consumo.

Dessa forma, desinfetantes e lava-louças produzidos a partir de 1º de março de 2026, bem como os lava-roupas líquidos Tixan Ypê fabricados desde 1º de abril de 2026, podem ser utilizados normalmente pelos consumidores.

Segundo a agência, os laudos apresentados pela fabricante comprovaram a regularidade dos produtos mais recentes, garantindo a continuidade das vendas sem restrições.

Ypê afirma colaborar com a Anvisa

Em nota oficial, a empresa informou que recebeu autorização para a comercialização e uso dos desinfetantes e lava-louças fabricados em março de 2026, desde que pertencentes aos lotes com final “1”.

A fabricante também comunicou que apresentou novos laudos laboratoriais referentes aos produtos produzidos em janeiro e fevereiro de 2026 e aguarda análise da Anvisa para uma possível liberação futura.

“A Ypê informa que, na data de hoje, a Anvisa autorizou o uso e a comercialização de todos os lava-louças líquido e desinfetantes fabricados no mês de março de 2026 dos lotes de número final “1”. Os itens produzidos a partir de abril já haviam sido liberados.”

A empresa reforçou ainda que consumidores que possuam unidades de lava-roupas líquido fabricadas até 31 de março de 2026 e pertencentes a lotes com final “1” podem solicitar troca ou reembolso por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

“Seguimos colaborando integralmente com a Anvisa e investindo continuamente no aprimoramento de nossos processos para assegurar a qualidade e a segurança que sempre marcaram a trajetória da Ypê.”

Enquanto a análise dos laudos continua, a recomendação é que os consumidores mantenham os produtos suspensos armazenados em local seguro e aguardem eventual autorização da Anvisa para utilização.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Federal destrói 70 armas de fogo em Santa Catarina e reforça ações de desarmamento

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira (15) a destruição...

Conta de luz pode ficar quase 12% mais cara em Santa Catarina a partir de agosto

Os consumidores de Santa Catarina poderão enfrentar um novo...

Dois jovens são presos após furtarem loja e ameaçarem funcionárias em Caçador

Uma ação rápida da Rádio Patrulha da Polícia Militar...

Goleiro de Cabo Verde vira fenômeno nas redes após empate com a Espanha

A atuação memorável do goleiro Vozinha no empate entre...

Adolescentes recebem orientações sobre prevenção ao abuso sexual em Videira

A prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes...

Foragido condenado em Lebon Régis é preso no Alto Vale do Itajaí

Um trabalho de inteligência conduzido pela Polícia Civil de...

Prefeitura de Ibiam intensifica limpeza de rios para prevenir alagamentos e melhorar escoamento das águas

A Prefeitura de Ibiam está realizando uma importante ação...