Rádios RBV

Menu

Associação Maria Rosa celebra 25 anos em Caçador

O encontro celebrou o trabalho realizado ao longo das últimas décadas, especialmente no acolhimento de mulheres vítimas de violência

A Associação Maria Rosa (Amar) comemorou na terça-feira (6) 25 anos de atuação no município de Caçador. O evento foi marcado por gratidão, histórias de superação e o reconhecimento ao impacto social que a entidade tem na comunidade.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O coordenador da Amar, Heron Souza, destacou a importância do trabalho realizado ao longo das últimas décadas, especialmente no acolhimento de mulheres vítimas de violência. Segundo ele, o esforço de voluntários, diretoria e equipe técnica é fundamental para garantir que as acolhidas saiam mais fortalecidas.

“Nosso objetivo é que essas mulheres retomem a confiança em si mesmas, se sintam empoderadas e livres de relacionamentos abusivos. Fazemos um acompanhamento mesmo após a saída, para saber como estão e se conseguiram recomeçar”, afirma Eron.

A Amar também é responsável pela gestão da ILPI São José, que acolhe idosos e desenvolve ações voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida dessa população.

A comemoração acontece durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A programação inclui palestras, blitz educativas e publicações nas redes sociais com relatos marcantes de voluntárias e beneficiárias.

“É um mês inteiro de atividades, e essa data só reforça a nossa missão. Quem acompanha o Instagram da Amar já está vendo histórias lindas que fazem parte da nossa trajetória”, completa Eron.

Fundadora relembra trajetória

As comemorações pelos 25 anos da Associação Maria Rosa (Amar), em Caçador, também abriram espaço para relembrar a história de luta e conquistas que marcaram a instituição. Uma das fundadoras, Zilda Albuquerque, contou como tudo começou e o caminho percorrido até a Amar se tornar referência estadual no acolhimento a mulheres vítimas de violência.

Segundo Zilda, o trabalho surgiu a partir do Movimento das Mulheres Urbanas de Caçador, que promovia reuniões mensais em comunidades para ouvir relatos e orientar mulheres sobre seus direitos. Na época, muitas vítimas registravam boletins de ocorrência, mas voltavam para casa e continuavam sofrendo agressões.

A necessidade de mais proteção levou o grupo a iniciar um movimento para trazer uma delegada mulher para Caçador. Com apoio popular, foram coletadas mais de 7 mil assinaturas, entregues à Defesa Civil de Florianópolis. O pedido foi atendido, e a chegada da delegada marcou uma nova fase na proteção às mulheres na cidade.

Com mais segurança e apoio comunitário, o grupo avançou para seu objetivo principal: abrir uma casa de acolhimento. Com contribuições de voluntários, empresários e da sociedade, alugaram um imóvel e deram início ao serviço que, ao longo de 25 anos, resgatou a cidadania e a autoestima de centenas de mulheres.

“Hoje, nossa casa é referência no Estado. Aqui, cada hóspede sai com a cabeça erguida, sabendo o que quer e conhecendo seus direitos”, destaca Zilda, reforçando o pedido para que as vítimas denunciem e busquem ajuda.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Rita Martini

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Tangará amplia iluminação pública com investimento em LED e mais segurança

A Prefeitura de Tangará realizou um investimento de R$...

Preço do café reduz após 18 meses de altas consecutivas

O preço do café moído registrou queda de 1,01%...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo aberto e sol

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Caçador Futsal estreia nesta terça-feira na fase microrregional dos Jasc

O Caçador Futsal inicia nesta terça-feira (12), em Salto...

Mais Lidas da semana

VÍDEO: Objeto estranho com luzes é visto no céu de Rio das Antas

Um morador do interior de Rio das Antas teve...

Ação no STF pode causar perda de 244 mil empregos em Santa Catarina

A Procuradoria‑Geral da República (PGR) entrou com ação direta...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo aberto e sol

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Marido de mulher desaparecida em SC é preso e justifica presença de sangue no carro

Na manhã desta terça-feira (05), o marido de Lusiane...

Vice-presidente Geraldo Alckmin visita Santa Catarina nesta sexta

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), visita Itajaí,...

Outros Tópicos Interessantes