O Ministério da Previdência Social anunciou que o governo federal aprovou a antecipação do 13º salário aprovada para segurados do INSS.
A medida, que seguirá o calendário de pagamentos do instituto, consiste na divisão do abono em duas parcelas, a serem pagas nos meses de abril e maio.
Essa iniciativa, já adotada nos últimos quatro anos, visa atenuar os impactos da pandemia de Covid-19 e estimular a economia do país.
Mais de 30 milhões de segurados serão beneficiados com essa antecipação. Normalmente, o abono é pago no segundo semestre de cada ano, nos meses de agosto e novembro.
Veja também
Receita divulga regras para IRPF 2024; confira prazos e limites
Conheça os itens da nova cesta básica
O benefício é destinado aos segurados e dependentes da Previdência Social que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão ao longo do ano.
Em 2024, o valor mínimo para aposentadorias, pensões por morte e auxílios-doença é de R$ 1.412, de acordo com o piso nacional estabelecido. Por outro lado, o teto do INSS, que determina o valor máximo dos benefícios pagos pelo instituto, é de R$ 7.786,02.