Em um episódio polêmico ocorrido neste sábado (06), banhistas de Alter do Chão, distrito de Santarém, Oeste do Pará, foram surpreendidos pela Marinha do Brasil que, em nome da comitiva presidencial, solicitou que deixassem a região de praia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava no local com a primeira-dama, Janja Silva, e um grupo de assessores, após ter chegado à região na sexta-feira (04).
Um vídeo que ganhou destaque nas redes sociais mostra a retirada dos banhistas, gerando indignação. Em um dos registros, um homem afirma: “O pai dos pobres, olha. Tá vendo? Quem fala que tem a maior popularidade do Brasil, não pode ficar no meio do povo que o elegeu. Tem que deixar a praia livre para eles”.
Janja se pronunciou sobre o passeio. Ela postou um vídeo nas redes sociais com o pôr do sol: “dia perfeito”.
Durante o sábado, Lula e sua comitiva navegaram pelo rio Tapajós, visitando seis praias. A embarcação usada para o passeio pertence ao chef Saulo Jennings, responsável pelo cardápio presidencial durante a visita. A primeira parada foi na Ilha do Amor, seguida de visitas às praias Jutuba, Ponta de Pedras e praia do Cururu.
A segurança foi intensa durante toda a jornada. Além da Marinha, agentes da Polícia Federal acompanharam o trajeto, inclusive abordando um barco com jornalistas e solicitando que mantivessem uma distância segura da comitiva presidencial, fotografando as documentações dos profissionais presentes.