Este ano, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será pela primeira vez um feriado nacional. A medida foi oficializada com a sanção da lei 14.759/23, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro de 2023. A lei, que declara o dia como feriado em todo o Brasil, é fruto de um projeto do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), apresentado em 2017.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra no Brasil, que comandou o Quilombo dos Palmares e foi assassinado em 1695.
Além de simbolizar a luta dos negros e a resistência à escravidão, o Dia da Consciência Negra também é um marco da cultura afro-brasileira, sendo oficialmente incluído no calendário escolar desde 2003, com a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira.
Até 2023, a data era feriado em seis estados e cerca de 1.200 cidades.
A mudança para feriado nacional foi um avanço significativo, reconhecendo a importância da data em todo o território.
Veja também
Quase 90% da população de Santa Catarina vive em áreas urbanas
Apóstolo Rina, fundador da Bola de Neve, morre em acidente de moto
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, portanto, marca um momento de reflexão sobre o racismo, a resistência e a valorização da contribuição da cultura negra para a formação do Brasil.
A história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares começou a ser celebrada publicamente em 1971, com o movimento iniciado pelo Grupo Palmares em Porto Alegre, e ganhou força nos anos seguintes com o apoio do Movimento Negro Unificado (MNU), tornando-se um símbolo importante da luta contra a discriminação racial.
Portal RBV nas redes sociais