Ícone do site PortalRBV

84% dos brasileiros acreditam que os preços vão continuar subindo, aponta estudo

84% dos brasileiros acreditam que os preços vão continuar subindo, aponta estudo

Foto: Canva

A pesquisa realizada pelo PoderData, divulgada nesta quinta-feira (30), revela que 84% da população brasileira está pessimista com relação ao futuro dos preços.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A pesquisa indicou que 51% dos entrevistados esperam um aumento nos preços nas próximas semanas. Por outro lado, apenas 9% estão otimistas e acreditam em uma queda nos preços. Já 33% acham que os preços não vão mudar, enquanto 7% não souberam responder.

O levantamento mostra uma desconfiança generalizada da população em relação à capacidade das autoridades brasileiras de controlar a inflação no curto prazo.

Cerca de 61% dos entrevistados notaram alta nos preços nas últimas semanas, enquanto apenas 10% disseram perceber uma queda.

Quando analisado o sentimento conforme a faixa de renda, a maioria das pessoas em todas as classes acredita que os preços vão aumentar.

Veja também

Novo presidente da CDL Videira planeja tornar a cidade um polo comercial

Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro

Entre os entrevistados que ganham entre cinco a dez salários mínimos, 49% acreditam que os preços vão piorar, contra 9% que esperam uma diminuição.

O sentimento é ainda mais forte nas faixas de renda mais baixa: 53% das pessoas que ganham de dois a cinco salários e 54% das que recebem até dois salários mínimos têm a mesma expectativa de alta de preços.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2025 e ouviu 2.500 pessoas em 219 municípios de todas as unidades federativas do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Esse panorama mostra o clima de incerteza e apreensão que toma conta da população brasileira, refletindo um cenário econômico instável que impacta o poder de compra e a confiança no controle da inflação.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile