Foto: Joédson Alves, Agência Brasil
Os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes em Brasília, completam dois anos nesta quarta-feira (08). A data será lembrada com eventos em defesa da democracia e a devolução de obras de arte restauradas, destruídas pelos atos de vandalismo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A Justiça tem trabalhado para responsabilizar os envolvidos nos ataques, com cerca de 900 pessoas já sendo investigadas e responsabilizadas até o momento.
O Supremo Tribunal Federal (STF) informou que, até o fim de 2023, 371 pessoas haviam sido condenadas, enquanto 527 firmaram acordos de não persecução penal, admitindo participação nos crimes em troca de medidas alternativas.
Entre os investigados e já condenados pelos ataques extremistas de 8 de janeiro, estão pelo menos nove pessoas de Santa Catarina.
Três delas foram condenadas no primeiro ano após os atentados: o músico Ângelo Sotero de Lima, 58 anos, de Blumenau; o corretor de seguros Gilberto Ackermann, 49 anos, de Balneário Camboriú; e a cozinheira Raquel de Souza Lopes, 50 anos, de Joinville.
Esses três catarinenses integraram uma lista de condenados que teriam fugido para a Argentina no ano passado.
No fim de 2023, o governo argentino emitiu mandados de prisão contra 61 brasileiros que teriam migrado para o país vizinho após as condenações no Brasil.
Outros catarinenses também foram condenados no último ano. A cabeleireira Dirce Rogério, de Rio do Sul, Matheus Ferreira de Souza, de Chapecó, e Maria de Fátima Mendonça Jacinto, conhecida como “Fátima de Tubarão”, se juntaram à lista de réus do 8 de janeiro após os julgamentos realizados ao longo de 2024.
No total, 155 pessoas ainda permanecem presas, com 78 em prisão provisória e 70 em prisão definitiva.
A maioria dos réus responde por crimes graves, como depredação dos prédios públicos e tentativa de golpe de Estado. As penas variam de 4 a 17 anos de prisão.
Nossas Redes Sociais
Um incêndio de grandes proporções atinge a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) no fim…
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira (16), apresenta que o dia começa com…
A Prefeitura de Videira divulgou uma nota oficial sobre o atropelamento de uma criança de…
Escola Hilda Granemann de Souza promove Semana Literária, em comemoração ao Dia Nacional do Livro…
Descubra 5 soluções caseiras eficazes para controlar o frizz em cabelos ondulados e manter suas…
This website uses cookies.