Ícone do site PortalRBV

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

Foto: SERGIO LIMA

A Brasília recebeu neste domingo, 26 de janeiro de 2026, uma grande manifestação organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). De acordo com levantamento do Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP) e da ONG More in Common, o ato, chamado “Caminhada pela Paz”, reuniu cerca de 18 mil participantes, com margem de erro de 12%, o que indica um público entre 15,8 mil e 20,1 mil pessoas no momento de maior concentração.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A contagem foi feita a partir de fotos aéreas analisadas por software de inteligência artificial, garantindo precisão mesmo em áreas densas.

Caminhada e ato político

O evento em Brasília marcou o ponto final de uma caminhada que começou em Paracatu (MG), conduzida pelo deputado e apoiadores. Durante a manifestação, coros com críticas ao presidente Lula e faixas pedindo seu impeachment foram registradas.

Um carro de som foi posicionado na Praça do Cruzeiro para permitir discursos e reforçar as mensagens do movimento.

O ato também solicitou liberdade e justiça para o ex-presidente Jair Bolsonaro e para os condenados pelos acontecimentos do 8 de janeiro, segundo os organizadores.

Raio

A manifestação, contudo, enfrentou problemas climáticos. Um raio atingiu a área, deixando algumas pessoas desacordadas.

Ao todo, 89 manifestantes foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Brasília, 47 precisaram ser hospitalizados e 11 necessitaram de cuidados médicos mais complexos.

Apesar do incidente, o ato prosseguiu de forma organizada e encerrou com a presença de milhares de apoiadores.

Como foi feita a contagem

Segundo o Monitor do Debate Político da USP, a contagem do público utilizou fotos tiradas em dois horários diferentes, às 10h45 e 15h15, totalizando 24 imagens.

Para análise, foram selecionadas 7 fotos do horário de pico, que cobriam toda a extensão da manifestação.

Um drone captou imagens aéreas e o software de inteligência artificial identificou cada indivíduo, contando automaticamente os participantes, garantindo precisão mesmo em local de alta densidade.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile