Anvisa manda recolher produtos da Ypê em todo o Brasil

A medida atinge detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (7) o recolhimento de diversos produtos da marca Ypê após identificar falhas graves no processo de fabricação. A medida atinge detergentes lava-louças, sabões líquidos para roupas e desinfetantes produzidos pela empresa Química Amparo, em sua unidade localizada na cidade de Amparo, interior de São Paulo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Além do recolhimento, a Anvisa também suspendeu temporariamente a fabricação, comercialização, distribuição e uso dos produtos envolvidos. A decisão foi publicada após uma avaliação técnica de risco sanitário realizada em conjunto com órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária.

Publicidade

Inspeção encontrou falhas no controle de qualidade

Segundo a Anvisa, a medida foi adotada após inspeções identificarem problemas considerados relevantes em etapas críticas da produção.

Entre as irregularidades constatadas estão falhas nos sistemas de garantia da qualidade, controle de produção e procedimentos de segurança sanitária.

De acordo com o órgão, os problemas encontrados comprometem as chamadas Boas Práticas de Fabricação e podem representar risco de contaminação microbiológica nos produtos, ou seja, presença indesejada de microrganismos que podem causar danos à saúde.

A fiscalização foi realizada em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e a Vigilância Sanitária de Amparo.

Consumidores devem interromper uso imediatamente

A orientação da Anvisa é para que os consumidores suspendam imediatamente o uso dos produtos afetados e entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para informações sobre troca ou recolhimento.

A determinação vale exclusivamente para os lotes com numeração final 1. Entre os itens atingidos estão detergentes lava-louças Ypê, lava-roupas líquidos Tixan Ypê e desinfetantes da linha Bak Ypê e Atol.

As vigilâncias sanitárias estaduais e municipais também foram orientadas a intensificar a fiscalização para impedir a circulação dos produtos nos estabelecimentos comerciais.

Produtos afetados pela decisão

A lista inclui diversos produtos conhecidos do mercado brasileiro, como:

  • Lava-louças Ypê
  • Lava-louças Ypê Clear Care
  • Lava-louças Ypê Green
  • Lava roupas líquido Tixan Ypê
  • Lava roupas líquido Ypê Premium
  • Desinfetante Bak Ypê
  • Desinfetante Pinho Ypê
  • Desinfetantes Atol

Todos os produtos afetados possuem lotes terminados com o número 1.

A relação completa pode ser consultada na Resolução 1.834/2026, publicada no Diário Oficial da União.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Anvisa

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente em Videira deixa motorista ferida

Uma mulher de 27 anos ficou ferida após o...

 “Virtuosas” estreia nos cinemas CWB Caçador e Curitibanos

Terror social e humor ácido se encontram em “Virtuosas”,...

Caçadorense conquista vaga na final do Santa Catarina Canta

A voz que já ecoou em centenas de palcos...

Filho admite ter matado pai a facadas após discussão

Um homem de 70 anos foi encontrado morto na...

Napoli/Caçador conhece adversários da fase nacional da Superliga C

O Napoli/Prefeitura de Caçador já conhece os adversários que...

Saúde Mental de Caçador realiza mais de 890 acolhimentos em 60 dias

A Atenção Primária à Saúde da Prefeitura de Caçador...

Morre Paulo Roberto Gonçalves, educador e ex-candidato a prefeito de Caçador

Caçador amanheceu nesta quinta-feira, 1º de outubro, com a...