Câmara aprova projeto que proíbe uso de celulares em escolas públicas e privadas

O porte de eletrônicos será liberado apenas para alunos do ensino fundamental final e médio

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30), o projeto que proíbe o uso de dispositivos eletrônicos em escolas públicas e privadas no Brasil. A proposta, que agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), visa restringir o uso de celulares durante as aulas, no recreio e nos intervalos para todas as etapas da educação básica.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o projeto, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), o uso de dispositivos eletrônicos será permitido somente para fins pedagógicos, mediante orientação do professor, e por razões de acessibilidade, inclusão e saúde.

Publicidade

Em trâmite desde 2015, o projeto ganhou força após o Ministério da Educação anunciar que preparava uma medida para restringir o uso de celulares em escolas públicas.

O relator, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), afirmou que o objetivo é “proteger crianças e adolescentes e prevenir problemas individuais e sociais futuros”.

Veja também

Estudantes de Videira recebem medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Bitcoin supera R$ 400 mil pela primeira vez na história

O porte de eletrônicos será liberado apenas para alunos do ensino fundamental final e médio, enquanto estudantes do ensino infantil e fundamental inicial ficarão proibidos de portar esses aparelhos para proteger a infância de possíveis abusos.

Além disso, o projeto determina que escolas ofereçam espaços de escuta para apoiar alunos e funcionários com sofrimento psíquico, em especial causado pelo uso excessivo de telas e pela nomofobia, caracterizada pela ansiedade diante da falta de acesso ao celular, que prejudica o sono, a vida escolar e social.

Ainda, as redes de ensino deverão promover treinamentos periódicos para identificar e tratar sinais de sofrimento mental e efeitos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos, incluindo celulares.

Ao redor do mundo

Medidas semelhantes foram adotadas em países como França, Holanda e China.

Na França, o uso de celulares em escolas é proibido desde 2018 para alunos até 15 anos, inclusive nos intervalos.

Na Holanda, celulares, tablets e relógios inteligentes são permitidos apenas para atividades relacionadas às aulas, e, na China, smartphones são proibidos, sendo permitidos apenas com autorização e entrega ao professor durante o período escolar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rodovias de Santa Catarina têm trânsito liberado após chuvas intensas; duas seguem em meia pista

As principais rodovias estaduais de Santa Catarina estão com...

Defesa Civil atualiza situação e confirma 40 famílias em abrigos neste sábado

A Defesa Civil de Porto União atualizou, neste sábado...

Voos regionais em SC: veja rotas, horários e preços a partir de novembro

Santa Catarina terá uma nova malha de voos regionais...

Expo Videira 2026 destaca Feira Cultural e de Artesanato com mais de 20 artesãos

A Expo Videira 2026 também valoriza a cultura, o...

PM intervém após pessoas tentarem recolher mercadorias levadas por enxurrada em Joaçaba

A Polícia Militar precisou intervir na manhã deste sábado...

Expo Videira chega ao último dia neste domingo com show de Ana Castela

A Expo Videira 2026 chega ao quarto e último...