O Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem, celebrado em 13 de maio, remonta a 1934, quando o presidente Getúlio Vargas instituiu a data por meio do decreto nº 24.224. Essa data também homenageia a inauguração da rodovia Rio-Petrópolis, em 1926, que mais tarde se tornaria parte da BR-040 e a Rodovia Washington Luís. Essa estrada foi pioneira ao conectar o Rio de Janeiro à cidade serrana de Petrópolis, marcando um avanço significativo na infraestrutura nacional.
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A chegada dos automóveis transformou a mobilidade urbana, acelerando deslocamentos e encurtando distâncias.
Com o tempo, o veículo passou a ser visto como parte de um ecossistema de mobilidade conectado, coexistindo com o transporte público e outras formas de locomoção.
Atualmente, práticas sustentáveis, como o uso de biocombustíveis e a adoção de carros elétricos, têm ganhado destaque, refletindo uma transição energética na economia brasileira.
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Em julho de 2024, a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias no Brasil registrou um aumento de 12,0%, conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-Brasil). Esse crescimento reflete a recuperação e o dinamismo do setor automotivo nacional.
História do setor automotivo brasileiro
O primeiro carro a circular no Brasil foi um Peugeot Typ 3, importado em 1891 a pedido de Alberto Santos Dumont. Em 1919, a Ford inaugurou sua primeira fábrica no país, em São Paulo, produzindo o Modelo T. No entanto, foi em 1956 que o DKW-Vemag Vemaguet se tornou o primeiro carro totalmente fabricado no Brasil.
A década de 1950 também testemunhou o início da produção de SUVs no Brasil com o Rural Willys, baseado no Willys Jeep Station Wagon norte-americano. Mais tarde, em 2003, o Ford EcoSport popularizou os SUVs compactos no mercado brasileiro.
Na década de 1980, o Gurgel Itaipu E400 se destacou como o primeiro carro elétrico brasileiro. Apesar de seu design futurista e autonomia de 80 km, a produção foi limitada a 76 unidades devido ao alto custo das baterias e à infraestrutura de recarga insuficiente.
Em 1979, o Fiat 147 se tornou o primeiro carro movido a etanol produzido em série no Brasil, impulsionando o Programa Nacional do Álcool (Proálcool). Esse modelo pavimentou o caminho para os carros flexíveis, como o VW Gol, lançado em 2003, e o primeiro híbrido flex, o Toyota Corolla, em 2019.
Média nacional veículo por habitante
Segundo dados do Censo 2022 do IBGE, a média nacional é de 0,57 veículo por habitante. Isso significa que, em média, há aproximadamente 57 veículos para cada 100 habitantes no país .
Média em Santa Catarina
Santa Catarina destaca-se com a maior taxa de veículos por habitante do Brasil.
Com uma frota de aproximadamente 6 milhões de veículos e uma população estimada de 7 milhões de pessoas, o estado possui cerca de 0,86 veículo por habitante.
Além disso, em algumas cidades catarinenses, como Blumenau e Florianópolis, a taxa chega a cerca de 0,52 veículo por habitante, aproximando-se dos índices de países desenvolvidos
Automóveis em Videira
Pesquisa aponta que até maio de 2025, Videira, em Santa Catarina, possui uma frota de aproximadamente 46.534 veículos registrados, representando uma média de 0,87 veículo por habitante.
Conforme dados da Tabela FIPE Brasil, a distribuição da frota é composta por
- 31.711 automóveis,
- 9.804 motocicletas e similares,
- 4.052 caminhões,
- 321 ônibus e
- 646 veículos diversos.
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