Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram seus dados pessoais vazados, informou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na noite de quarta-feira (23). O incidente ocorreu no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), ferramenta que conecta juízes e o Banco Central (BC).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o CNJ e o BC, os dados acessados indevidamente foram de exatamente 11.003.398 chaves Pix. As informações expostas incluem nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta bancária.
O problema aconteceu entre domingo (20) e segunda-feira (21), mas foi corrigido rapidamente pelas autoridades responsáveis, garantindo a segurança do sistema.
Importante destacar que dados sensíveis, como senhas, saldos financeiros, movimentações bancárias ou outras informações confidenciais não foram acessados.
Veja também
Aposentados lesados na fraude do INSS começam a receber dinheiro de volta nesta quinta-feira
Por falta de verba, MEC não garante livros de disciplinas básicas para o fundamental de 2026
Os órgãos afirmam que as informações vazadas são apenas cadastrais, o que impede qualquer movimentação financeira, PIX ou acesso às contas.
O Sisbajud é uma plataforma eletrônica que permite a juízes solicitar dados financeiros e bloquear bens de devedores, substituindo o antigo BacenJud e facilitando a comunicação entre o Judiciário e o sistema financeiro.
Para que as pessoas possam verificar se foram afetadas pelo vazamento, o CNJ anunciou que lançará em breve uma ferramenta online exclusiva para consulta.
O canal estará disponível no site oficial: www.cnj.jus.br. O CNJ alerta que não enviará mensagens, e-mails, SMS ou fará ligações para avisar as vítimas.
Como estão as investigações?
O Banco Central afirmou que está investigando detalhadamente o caso. Embora o impacto seja considerado baixo, a autarquia decidiu divulgar o ocorrido para seguir o princípio da transparência.
Em breve, o BC também publicará mais informações sobre o incidente em sua página oficial dedicada a exposições e vazamentos relacionados ao Pix.