Ícone do site PortalRBV

Erro em sistema da Justiça expõe dados de 11 milhões de chaves Pix

Erro em sistema da Justiça expõe dados de 11 milhões de chaves Pix

Foto: Reprodução

Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram seus dados pessoais vazados, informou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na noite de quarta-feira (23). O incidente ocorreu no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), ferramenta que conecta juízes e o Banco Central (BC).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o CNJ e o BC, os dados acessados indevidamente foram de exatamente 11.003.398 chaves Pix. As informações expostas incluem nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta bancária.

O problema aconteceu entre domingo (20) e segunda-feira (21), mas foi corrigido rapidamente pelas autoridades responsáveis, garantindo a segurança do sistema.

Importante destacar que dados sensíveis, como senhas, saldos financeiros, movimentações bancárias ou outras informações confidenciais não foram acessados.

Os órgãos afirmam que as informações vazadas são apenas cadastrais, o que impede qualquer movimentação financeira, PIX ou acesso às contas.

O Sisbajud é uma plataforma eletrônica que permite a juízes solicitar dados financeiros e bloquear bens de devedores, substituindo o antigo BacenJud e facilitando a comunicação entre o Judiciário e o sistema financeiro.

Para que as pessoas possam verificar se foram afetadas pelo vazamento, o CNJ anunciou que lançará em breve uma ferramenta online exclusiva para consulta.

O canal estará disponível no site oficial: www.cnj.jus.br. O CNJ alerta que não enviará mensagens, e-mails, SMS ou fará ligações para avisar as vítimas.

Como estão as investigações?

O Banco Central afirmou que está investigando detalhadamente o caso. Embora o impacto seja considerado baixo, a autarquia decidiu divulgar o ocorrido para seguir o princípio da transparência.

Em breve, o BC também publicará mais informações sobre o incidente em sua página oficial dedicada a exposições e vazamentos relacionados ao Pix.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile