Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

INSS começa a notificar e reembolsar aposentados vítimas de descontos indevidos

A partir da próxima terça, dia 13, as mensagens serão enviadas pelo aplicativo Meu INSS

Na última quinta-feira (8), Waller Júnior afirmou que o governo federal pretende iniciar os reembolsos ainda no mês de maio para os segurados que forem identificados como vítimas de fraudes ou descontos não autorizados.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a instituição, vai iniciar, na próxima semana, um processo de notificação para aposentados e pensionistas que tiveram descontos aplicados em seus benefícios. A iniciativa busca esclarecer se os abatimentos foram devidamente autorizados pelos segurados.

Publicidade

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, cerca de 9 milhões de beneficiários foram atingidos por esse tipo de desconto nos últimos anos.

Quando começarão as notificações e comos erão feitas?

A notificação começará a ser enviada a partir da próxima terça-feira, 13 de maio, exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, que é o único canal oficial de comunicação do instituto.

Nem todos os valores deduzidos foram aplicados de forma incorreta. Por isso, será necessário que os cidadãos confirmem ou neguem a autorização dos descontos. Essa confirmação poderá ser feita por meio do próprio aplicativo ou pela central telefônica 135.

O presidente do INSS explicou que “27 milhões de beneficiários já estão recebendo mensagens pelo Meu INSS de que não foram vítimas do esquema ilegal.”

Ele também informou que, a partir de quarta-feira (14), os aposentados poderão verificar e declarar se reconhecem os abatimentos feitos em suas folhas de pagamento.

“Serão 9 milhões de pessoas que receberão a manifestação ou chamado pelo INSS de que teve algum tipo de desconto em folha associativa”, declarou Waller Júnior.

Ele reforçou ainda que a comunicação será exclusivamente pela plataforma oficial.

“Eles [aposentados] serão informados pela plataforma Meu INSS, o canal de informação oficial. Peço que os aposentados não abram e-mail, mensagens de WhatsApp, ou SMS [mensagens de celular]. O INSS não se comunica por outro meio que não seja o Meu INSS. Neste dia, vamos informar se o beneficiado teve desconto e qual foi o valor”, completou.

Se o aposentado identificar um desconto não autorizado

Se o aposentado identificar um desconto não autorizado, ele poderá informar isso sem necessidade de apresentar documentos.

“Se o cidadão, olhando esse dado, realmente disser que não foi associado, que não reconhece esse vínculo, nós vamos acionar a associação… Ele simplesmente vai falar se reconhece ou não esse desconto”, explicou.

Nesse caso, o INSS tomará medidas imediatas.

“O INSS vai fazer a defesa do cidadão, informando que o nosso segurado não reconhece esse pagamento… A partir daí, a associação tem 15 dias úteis para comprovar o vínculo [do aposentado]”, destacou o presidente do instituto.

Caso a associação não consiga comprovar o vínculo ou a autorização do desconto, será obrigada a devolver o valor ao beneficiário.

“Ela vai fazer um depósito por uma GRU [guia de recolhimento da União] específica ao INSS, e esse valor vai ser repassado ao segurado pela sua conta do benefício… A relação do nosso segurado, a partir do momento que ele nega a autorização do desconto feita pela associação, é feita apenas com o INSS”, concluiu.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações R7

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Reunião de Trabalho da AMARP define planejamento cultural de 2026

A Reunião de Trabalho da AMARP 2026, realizada no...

Biblioteca Vidal Ramos retoma projeto de biblioterapia

A Biblioteca Pública Vidal Ramos em Caçador retomou em...

Embrapa oferece cursos gratuitos para profissionalizar a criação de galinhas caipiras

A Embrapa lançou uma série de cursos gratuitos voltados...

Santa Catarina tem o janeiro mais seguro em 19 anos

Santa Catarina começou o ano com queda expressiva nos...

Pinheiro Preto abre inscrições para o 11º FECAPP – Festival da Canção

O Município de Pinheiro Preto convida toda a comunidade...

Mais Lidas da semana

Polícia Civil prende investigado por tráfico e lavagem em Caçador

Na manhã desta sexta-feira (30), a Polícia Civil de...

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Cobalchini anuncia equipamento de ressonância magnética para Caçador

Em entrevista à Rádio Caçanjurê, na manhã desta sexta-feira...

Outros Tópicos Interessantes