Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

INSS passará a exigir biometria para novos empréstimos consignados

A decisão foi publicada no Diário Oficial e faz parte de ações para evitar descontos indevidos nas aposentadorias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma mudança importante que afeta aposentados e pensionistas de todo o país. A partir do dia 23 de maio de 2025, a liberação para novos empréstimos consignados será feita exclusivamente por meio de biometria. O procedimento deverá ser realizado pela plataforma Meu INSS, com validação nas bases oficiais do governo federal.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa nova diretriz foi formalizada em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19).

Publicidade

Segundo o documento, “a partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, assinou a medida. De acordo com ele, a decisão busca aumentar a segurança dos procedimentos e combater falhas operacionais.

A ação tem como objetivo “mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”.

O despacho determina que áreas técnicas, tanto de atendimento ao segurado quanto de tecnologia da informação, adotem todas as providências para garantir o cumprimento da nova regra a partir da data estipulada.

Além disso, a medida acompanha outras ações recentes de contenção de fraudes. No início de maio, o próprio Waller já havia ordenado o bloqueio de descontos em folha referentes a empréstimos consignados, como resposta imediata a suspeitas de irregularidades.

Essa reação emergencial veio após revelações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF), que identificaram indícios de um esquema de fraudes no INSS.

Operação “Sem Desconto”

A operação, chamada “Sem Desconto”, expôs uma rede que teria desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 por meio de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

As investigações revelaram que vários beneficiários tiveram valores descontados sem autorização, direcionados a associações e sindicatos. Como consequência da operação, cinco servidores do INSS e um policial federal foram afastados judicialmente.

Com a nova exigência de biometria, o INSS pretende garantir mais proteção ao beneficiário, especialmente nas operações de crédito consignado — como empréstimos novos, refinanciamentos e portabilidades, todos com desconto direto em folha.

Descontos indevidos no INSS geram quase 2.700 denúncias no Procon-SC
Foto: Divulgação/INSS

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Incêndio destrói residência no interior de Videira e deixa morador com queimaduras leves

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma residência de...

Buscas por possível mulher desaparecida mobilizam Corpo de Bombeiros em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC),...

Massa de ar seco garante tempo firme e queda de temperatura em Santa Catarina

A aproximação de uma massa de ar seco, associada...

Joaçaba Futsal apresenta novo escudo e inicia reestruturação com foco na temporada 2026

O Joaçaba Futsal surpreendeu seus torcedores no início da...

Mais Lidas da semana

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Tempestade entre RS e SC produz um dos raios mais raros do mundo

Na noite de sábado, um fenômeno atmosférico raro chamou...

Acidente com caminhão de Fraiburgo deixa vítima fatal

Um acidente registrado na noite de segunda-feira (29) na...

Gasolina, diesel e gás ficam mais caros em todo país

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e...

Outros Tópicos Interessantes