Foto: Reprodução
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma mudança importante que afeta aposentados e pensionistas de todo o país. A partir do dia 23 de maio de 2025, a liberação para novos empréstimos consignados será feita exclusivamente por meio de biometria. O procedimento deverá ser realizado pela plataforma Meu INSS, com validação nas bases oficiais do governo federal.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Essa nova diretriz foi formalizada em despacho publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (19).
Segundo o documento, “a partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, assinou a medida. De acordo com ele, a decisão busca aumentar a segurança dos procedimentos e combater falhas operacionais.
Veja também
Pinheiro Preto comemora seus 63 anos de emancipação político-administrativa
STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
A ação tem como objetivo “mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”.
O despacho determina que áreas técnicas, tanto de atendimento ao segurado quanto de tecnologia da informação, adotem todas as providências para garantir o cumprimento da nova regra a partir da data estipulada.
Além disso, a medida acompanha outras ações recentes de contenção de fraudes. No início de maio, o próprio Waller já havia ordenado o bloqueio de descontos em folha referentes a empréstimos consignados, como resposta imediata a suspeitas de irregularidades.
Essa reação emergencial veio após revelações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF), que identificaram indícios de um esquema de fraudes no INSS.
A operação, chamada “Sem Desconto”, expôs uma rede que teria desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 por meio de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
As investigações revelaram que vários beneficiários tiveram valores descontados sem autorização, direcionados a associações e sindicatos. Como consequência da operação, cinco servidores do INSS e um policial federal foram afastados judicialmente.
Com a nova exigência de biometria, o INSS pretende garantir mais proteção ao beneficiário, especialmente nas operações de crédito consignado — como empréstimos novos, refinanciamentos e portabilidades, todos com desconto direto em folha.
Nossas Redes Sociais
Santa Catarina se destacou mais uma vez na redução do desmatamento, de acordo com o…
Centenas de pessoas participaram na sexta-feira da caminhada alusiva ao 18 de Maio, Dia Nacional…
Milhares de fiéis participaram da 33ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, Mãe…
O MDB de Caçador realizou neste domingo (18) na Câmara de Vereadores sua convenção partidária…
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (19), às 15h, a etapa de depoimentos…
Confira abaixo os Programas da Prefeitura de Tangará que vão ao ar pela Rádio Tangará…
This website uses cookies.