O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na noite de segunda-feira (09). Ele passou por uma cirurgia de drenagem de hematoma intracraniano após sentir dores de cabeça.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O primeiro boletim médico, divulgado às 3h20 desta terça-feira (10), detalhou o caso. Lula começou a passar mal em Brasília, onde realizou exames iniciais que indicaram hemorragia intracraniana.
A condição foi consequência de um acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro. Na ocasião, Lula caiu no banheiro da residência oficial da Presidência e bateu a nuca.
Após o diagnóstico, ele foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, onde foi submetido a uma craniotomia. A cirurgia foi realizada com sucesso, segundo os médicos.
Atualmente, Lula está na UTI, em monitorização constante. O boletim médico informou que o presidente “encontra-se bem”. Uma nova atualização será divulgada pela manhã, junto com uma entrevista coletiva às 9h.
A equipe médica responsável inclui os doutores Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, especialistas do hospital.
Histórico recente de saúde
Após o acidente de outubro, Lula levou cinco pontos na região da nuca e passou por exames de imagem. Na época, ficou hospitalizado por cerca de uma hora e foi liberado com restrições.
Por recomendação médica, ele precisou cancelar viagens longas, como a ida à Rússia para a cúpula do Brics. Em declarações, o presidente minimizou o acidente, chamando-o de “bobagem”.
Em setembro de 2023, Lula realizou uma cirurgia de artroplastia total do quadril direito. Exames recentes indicaram boa recuperação do procedimento.
Com 79 anos, o presidente mantém acompanhamento médico rigoroso e segue em recuperação. O estado de saúde continuará sendo monitorado.
Nossas Redes Sociais