Novo mapa do IBGE coloca o Sul no topo e o Brasil no meio

A ideia, segundo o presidente do instituto, é destacar o papel de liderança do Brasil em eventos globais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova versão do mapa-múndi que chamou a atenção nas redes sociais. O modelo apresenta uma perspectiva invertida, com o hemisfério Sul posicionado na parte superior e o Brasil destacado no centro do globo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, compartilhou a imagem do novo mapa na última quarta-feira (7), por meio de suas redes sociais. Em publicação no X (antigo Twitter), ele afirmou:

Publicidade

“O IBGE lançou um novo mapa-múndi com o Brasil no centro, contendo o Sul na parte superior do mapa, também identificado por mapa invertido.”

Segundo Pochmann, o objetivo da mudança visual é reforçar o papel geopolítico atual do país em fóruns internacionais de destaque.

“A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no BRICS e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025”, acrescentou o economista.

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Belém, capital do Pará. O evento fortalece a presença do Brasil nas discussões ambientais globais e impulsiona sua projeção internacional.

Essa não é a primeira iniciativa do IBGE a centralizar o Brasil em representações cartográficas. Em 2024, o instituto já havia lançado um novo Atlas Geográfico Escolar, também com o país no centro do mapa-múndi.

A decisão gerou debates e dividiu opiniões nas redes sociais, principalmente entre educadores e geógrafos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Brasil estreia na Copa do Mundo de 2026 com empate diante do Marrocos

Em sua estreia na Copa do Mundo de 2026,...

Falta de testes rápidos para Covid-19 e Influenza afeta atendimento em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira informou neste...

Duas pessoas morrem após grave colisão frontal no Oeste

Uma grave colisão frontal entre um automóvel VW Gol...

Chegou a hora! Brasil estreia na Copa de 2026 contra o Marrocos

A Seleção Brasileira inicia neste sábado (13) sua trajetória...

PMRv apreende medicamentos, eletrônicos e cosméticos ilegais durante abordagem

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu uma grande carga...