Novo mapa do IBGE coloca o Sul no topo e o Brasil no meio

A ideia, segundo o presidente do instituto, é destacar o papel de liderança do Brasil em eventos globais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova versão do mapa-múndi que chamou a atenção nas redes sociais. O modelo apresenta uma perspectiva invertida, com o hemisfério Sul posicionado na parte superior e o Brasil destacado no centro do globo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, compartilhou a imagem do novo mapa na última quarta-feira (7), por meio de suas redes sociais. Em publicação no X (antigo Twitter), ele afirmou:

Publicidade

“O IBGE lançou um novo mapa-múndi com o Brasil no centro, contendo o Sul na parte superior do mapa, também identificado por mapa invertido.”

Segundo Pochmann, o objetivo da mudança visual é reforçar o papel geopolítico atual do país em fóruns internacionais de destaque.

“A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no BRICS e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025”, acrescentou o economista.

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Belém, capital do Pará. O evento fortalece a presença do Brasil nas discussões ambientais globais e impulsiona sua projeção internacional.

Essa não é a primeira iniciativa do IBGE a centralizar o Brasil em representações cartográficas. Em 2024, o instituto já havia lançado um novo Atlas Geográfico Escolar, também com o país no centro do mapa-múndi.

A decisão gerou debates e dividiu opiniões nas redes sociais, principalmente entre educadores e geógrafos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre Alex Zanardi, ex-F1 e multicampeão paralímpico

O italiano Alex Zanardi morreu aos 59 anos na...

Temporal no Rio Grande do Sul deixa desalojados e bloqueia rodovias

As intensas chuvas que atingiram o Rio Grande do...

INSS: novas regras exigem atenção de quem vai se aposentar

Quem está próximo de solicitar a aposentadoria pelo Instituto...

El Niño antecipado muda inverno em SC com mais chuva

Santa Catarina deve enfrentar um inverno fora do padrão...

Caçador se despede de Adir Balena, ícone cultural

A cidade de Caçador despede-se de uma de suas...

Acidente na BR-282 deixa morto e feridos em Ponte Serrada

Uma colisão de grande gravidade foi registrada na tarde...

Prefeitura de Videira esclarece denúncia sobre possível caso de assédio em escola

A Prefeitura de Videira divulgou uma nota de esclarecimento...

Fim de semana com chuva em Santa Catarina

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...