Novo mapa do IBGE coloca o Sul no topo e o Brasil no meio

A ideia, segundo o presidente do instituto, é destacar o papel de liderança do Brasil em eventos globais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova versão do mapa-múndi que chamou a atenção nas redes sociais. O modelo apresenta uma perspectiva invertida, com o hemisfério Sul posicionado na parte superior e o Brasil destacado no centro do globo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, compartilhou a imagem do novo mapa na última quarta-feira (7), por meio de suas redes sociais. Em publicação no X (antigo Twitter), ele afirmou:

Publicidade

“O IBGE lançou um novo mapa-múndi com o Brasil no centro, contendo o Sul na parte superior do mapa, também identificado por mapa invertido.”

Segundo Pochmann, o objetivo da mudança visual é reforçar o papel geopolítico atual do país em fóruns internacionais de destaque.

“A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no BRICS e Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025”, acrescentou o economista.

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) acontecerá em novembro de 2025, na cidade de Belém, capital do Pará. O evento fortalece a presença do Brasil nas discussões ambientais globais e impulsiona sua projeção internacional.

Essa não é a primeira iniciativa do IBGE a centralizar o Brasil em representações cartográficas. Em 2024, o instituto já havia lançado um novo Atlas Geográfico Escolar, também com o país no centro do mapa-múndi.

A decisão gerou debates e dividiu opiniões nas redes sociais, principalmente entre educadores e geógrafos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Atleta caçadorense bate seu tempo em prova de Ironman

O atleta caçadorense Alexsandro Padilha participou do evento Ironman...

Ônibus com placas clonadas é interceptado pela polícia na SC-355 em Fraiburgo

Veículo foi localizado pela Polícia Militar Rodoviária após denúncia de que dois ônibus circulavam com a mesma identificação no estado.

Inmet emite alerta laranja de tempestades para seis estados brasileiros

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta quarta-feira...

Homem é preso suspeito de furto de chocolates e picanha em SC

Homem foi preso pela Polícia Militar suspeito de levar chocolates e picanha sem pagar em um supermercado de Concórdia.

Prefeito de Caçador fala sobre a operação do Gaeco no município

O prefeito Alencar Mendes se manifestou sobre a Operação...

3 Marias Agronegócios conquista dois títulos na ExpoLages 2026

A 3 Marias Agronegócios recebeu dois títulos na ExpoLages 2026, nas raças Brangus e Angus.

Mulher de 21 anos morre em ataque a tiros em Chapecó

Uma mulher de 21 anos morreu após ser atingida...