Foto: Divulgação
Na quarta-feira (11), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a inclusão da erva-mate na cesta básica nacional, com isenção do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A decisão atende a um pedido do senador Espiridião Amin (PP-SC), que destacou a importância cultural e econômica da erva-mate, especialmente para a região Sul do país.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Além da erva-mate, a CCJ também aprovou outras mudanças significativas na reforma tributária, como a isenção de armas de fogo e bebidas açucaradas do Imposto Seletivo (IS), que incide sobre bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente.
No caso das bebidas açucaradas, a isenção foi solicitada devido ao impacto do imposto sobre a população de baixa renda, que consome esse tipo de produto com frequência.
A proposta, que ainda precisa passar por votação no Plenário do Senado, também prevê a redução de 60% na alíquota de impostos sobre água mineral de até 10 litros.
Veja também
Luci Peretti é eleita presidente do CINCATARINA
Nove a cada dez brasileiros têm acesso à internet em casa
A decisão foi defendida por Amin, que argumentou que a água mineral é essencial à saúde, especialmente em áreas sem infraestrutura de abastecimento de água potável.
O relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MD-AM), acatou as emendas durante a votação e explicou que a isenção da erva-mate visa beneficiar os consumidores do Sul do Brasil, onde a substância é amplamente consumida, especialmente em chimarrão.
A proposta de regulamentação da reforma tributária, conhecida como Projeto de Lei 68/2024, ainda será votada no Plenário do Senado e, se aprovada, será enviada à Câmara dos Deputados para nova análise.
Nossas Redes Sociais
Na manhã desta terça-feira, 20 de maio de 2025, um motorista de 59 anos sofreu…
A Associação das Micro e Empresas de Pequeno Porte (AMPE) de Caçador e região apresentou…
Na terça-feira, 20 de maio, o governo determinou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação…
A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) comunicou que um trabalhador…
Na comarca de Tangará, cinco indivíduos foram condenados por envolvimento em fraudes licitatórias relacionadas à…
This website uses cookies.