Trabalho em feriados e domingos: veja o que muda com a nova regra

A Portaria foi publicada em dezembro de 2024, e entra em vigor a partir de 1º de julho deste ano

A Portaria nº 3.665/2023, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamenta o trabalho em feriados e domingos no comércio, foi publicada em dezembro de 2024, e entra em vigor a partir de 1º de julho deste ano.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A nova regra estabelece que trabalhadores do comércio e de serviços só poderão atuar em feriados caso haja uma negociação coletiva entre empresas e sindicatos.

Publicidade

O principal objetivo dessas mudanças é assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam protegidos.

A nova abordagem busca criar um equilíbrio entre as necessidades operacionais das empresas e os direitos dos funcionários, garantindo que o trabalho em dias de descanso seja adequadamente recompensado.

Mudanças

A principal mudança introduzida pela Portaria nº 3.665/2023 é a exigência de negociações coletivas entre empresas e sindicatos para permitir o trabalho em feriados e aos domingos.

Essa medida visa assegurar que os trabalhadores sejam devidamente compensados, seja por meio de pagamento adicional, seja por folgas compensatórias.

Veja também

Vigilante de SC mata cobra venenosa com mordida após picada

Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT

Além disso, a norma incentiva um diálogo mais próximo entre empregadores e sindicatos, resultando em condições mais adaptadas às necessidades de cada setor.

Para garantir a aplicação efetiva das novas regras, a portaria exige que as empresas iniciem o diálogo com os sindicatos o quanto antes, visando estabelecer acordos coletivos que estejam em total conformidade com a regulamentação.

Esses acordos devem abranger detalhes cruciais, como as formas de compensação para os trabalhadores (pagamento adicional, folgas), os horários de trabalho, as condições de descanso e outros benefícios relevantes.

Importante destacar que a necessidade de negociação coletiva se aplica a todos os feriados e domingos, sem exceções.

A fiscalização do cumprimento dessas novas diretrizes será rigorosa, com penalidades severas para as empresas que não as seguirem.

A implementação tem como principal objetivo reforçar a proteção dos direitos dos trabalhadores, promovendo um ambiente de trabalho mais justo.

Ao exigir negociações coletivas, a regulamentação promove o uso de acordos coletivos como uma ferramenta eficaz para resolver questões trabalhistas, criando um ambiente de trabalho mais harmonioso.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Metrópoles

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Santa Catarina com mudança no tempo nesta sexta-feira

A passagem de uma frente fria provoca mudanças significativas...

Videira Notícias – 18/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=4qVJgRIXvos

RBV Notícias Videira e Tangará – 18/06/2026 – Edição 1575

https://www.youtube.com/watch?v=8MPEXbr03l0

Polícia Ambiental desarticula grupo suspeito de caçadas clandestinas em Ibiam

A Polícia Militar Ambiental deflagrou, na manhã desta quinta-feira...

Neymar não viaja com a Seleção e completa 30 dias afastado por lesão

A Seleção Brasileira não contará com Neymar na partida...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 105/2026 Pregão Eletrônico n. 40/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Acidente entre ônibus e van escolar deixa sete crianças feridas no RS

Um acidente envolvendo um ônibus e uma van escolar...

Projeto da Unoesc, Prefeitura e ACIAV ajuda empreendedores a sair da informalidade

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação e a...