Rádios RBV

Como um bom tango argentino, Massa e Milei vão à disputa final

Os agentinos vão as urnas para escolher o novo presidente em uma das disputas mais acirradas da história

Fonte:
Ernesto Júnior | RBV Rádios

A disputa entre Massa e Milei neste domingo será como um bom tango argentino. As eleições presidenciais na Argentina chegam ao seu ápice neste domingo, quando milhares de hermanos vão às urnas escolher entre os dois candidatos.

De um lado está o atual ministro da economia, Sérgio Massa, do outro o outsider Javier Milei. Grandes opostos, que neste atual momento deixam a disputa acirrada e sem uma preliminar concreta.

Os assuntos envolvendo o segundo turno presidencial, são a pauta deste fim de semana. Isso ocorre, pois, o resultado pode interferir não apenas internamente, como externamente. O ultradireitista Milei já afirmou que deverá dolarizar a economia, fechar o Banco Central e romper relações com Brasil e China.

Massa, atual chefe da economia, vive uma encruzilhada, pois o peso segue desvalorizando. Os argentinos, tem cada vez menos poder de compra, por isso uma certa desconfiança paira sobre o candidato do atual presidente, Alberto Fernandez.

Como um bom tango argentino, Massa e Milei vão à disputa final

Observando toda essa situação, o jornalista Ernesto Júnior conversou com o Analista Político e Doutor em Relações Internacionais, Bruno Haeming. Durante a conversa a pauta principal foi a tentativa de se compreender quais são os candidatos e como o resultado pode interferir até mesmo no Brasil.

Quem são Massa e Millei?

Perguntado sobre quais seriam os perfis de Massa e Milei, o Analista Político afirmou que o atual Ministro da Economia do governo Fernadez é um dos responsáveis pelo atual momento vivido pelo país. “Ele tem as chaves do cofre na Argentina. […] Ele é o responsável em certa medida pelo que está acontecendo na Argentina agora economicamente”.

Comparado a nomes como Jair Bolsonaro e Donald Trump, Javier Millei, iniciou a sua carreira política trazendo uma pauta nova para a América Latina. “O ultraliberalismo, ele é um cara que entende que a liberdade das pessoas são mais importantes do que o poder do Estado”, afirma Haeming.

VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE O BRASIL E O MUNDO

A influência do resultado de Massa e Millei nas relações com o Brasil

Com posicionamentos cada vez mais complexos, Milei afirma que se eleito cortará relações com países como China e Brasil. Para ele, o presidente Lula pode ser considerado como comunista.

Porém, nos últimos anos Argentina e Brasil estabeleceram uma sólida parceria comercial, ocupando posições destacadas nos respectivos rankings de parceiros econômicos. Para o Brasil, a Argentina figura como o terceiro principal parceiro comercial, ficando apenas atrás da China e dos Estados Unidos.

Nos últimos anos, mais de 80% das exportações brasileiras para a Argentina foram compostas por manufaturas de origem industrial, consolidando o país vizinho como o principal receptor desses bens. Essa interdependência econômica reflete a estreita relação entre as duas nações e a relevância do mercado argentino para os produtos manufaturados brasileiros.

Por sua vez, no cenário argentino, o Brasil assume o papel de maior destino para suas exportações, seguido pelos Estados Unidos e China. Essa dinâmica evidencia a importância estratégica do mercado brasileiro para os produtos argentinos, consolidando a reciprocidade nas relações comerciais entre essas nações sul-americanas.

Haeming afirmou que o ponto crucial de todo o resultado das eleições será o Mercosul. “Para o Brasil seria muito ruim se tivesse um compromisso menor argentino dentro do bloco. Pois o bloco se enfraquece, se enfraquecendo, ele tem menor poder de barganha para negociar com os países da Europa”.

O Analista Político cita a Europa, pois está em desenvolvimento a costura de um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Esse acordo criaria um sistema de comércio entre os dois continentes, envolvendo importantes valores financeiros.

“Os primeiros 100 dias vão dizer muito de como vão ser as relações da Argentina com o Brasil e o papel da Argentina na América do Sul e no mundo”.

Bruno Haeming sobre a expectativa as eleições na Argentina

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Homem é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio em Caçador

Um homem de 32 anos foi condenado pelo Tribunal...

Tangará prepara ações de infraestrutura para o turismo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tangará...

Mãe faz faculdade após os 40 anos para desvendar o autismo do filho

Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o...

Campanha contra a gripe em Videira inicia na segunda-feira (07)

A partir de segunda-feira, dia 7 de abril, Videira...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com queda nas temperaturas

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Lançado programa que oferece 30 mil CNHs gratuitas em SC

Na terça-feira, 1º de abril, o governador Jorginho Mello...

“Foi um acidente. Não tem como culpar ninguém”, diz jovem sobrevivente de colisão

Ainda internado no Hospital Maicé, em Caçador, Emerson de...

Desaprovação de Lula cresce e alcança 56%, revela pesquisa

A desaprovação do governo Lula (PT) alcançou 56%, o...

Outros Tópicos Interessantes